Atendimento ao cliente - 4 coisas que não deveriam acontecer mais

O atendimento ao cliente, desde a prospecção ao pós venda, é o principal fator para fidelizar um cliente, a menos que você não tenha muita concorrência. E mesmo que o mantra “o cliente tem sempre a razão” seja repetido a exaustão, muitas empresas parecem se esforçar para não atender bem. Aqui vai uma lista de coisas que deveriam ser erradicadas nos atendimentos pelas empresas.

4 - Sobrecarga de marketês

Você pega um folheto sobre o produto e só consegue saber que ele diminui seus custos e é o melhor do mercado, como todos os outros concorrentes, mas não consegue decifrar o que ele faz e se resolve seus problemas atuais. Você fala com um vendedor e ele enfatiza os grandes clientes que usam o produto, a posição dele nas pesquisas de mercado. Depois, quando você faz uma reclamação, o e-mail que a empresa te envia tem mais texto pronto que pedidos de desculpas (porque com certeza eles sentem muito e querem melhorar o serviço e o problema nunca mais vai acontecer).

Por favor, parem com isso. Se o cliente quer uma resposta, seja direto. E normalmente ele não está interessado em saber se seu produto usa cloud computing com mídias sociais para encontrar o Bóson de Higgs (ou qualquer outro conjunto de palavras que estejam na moda), ele quer saber se você consegue resolver o problema dele.

"Manual do vendedor ruim, regra 25: jogue na conversa várias palavras legais e quem sabe o cliente não note o quanto o produto é ruim" Free image courtesy of FreeDigitalPhotos.net

3 - Jogar o cliente de um lado para o outro como uma bola de ping pong

Este é um problema clássico de empresas que tem atendimento por telemarketing, então aguarde um momento que vou transferir o senhor/senhora para o responsável por problemas clássicos. Alô, bom dia, será que o senhor/senhora poderia repassar todos os dados que você já passou para o cara que te atendeu há dois segundos atrás? Agora vou te passar para o próximo atendente que faz a segunda etapa do atendimento, porque ninguém aqui recebeu treinamento o suficiente para resolver o problema de um cliente e trabalhamos como uma linha de montagem de enrolação de clientes. Tenha um bom dia senhor/senhora!

E escolham umas musiquinhas de espera um pouco melhor, já que vão nos deixar esperando na linha por tanto tempo (eu já fiquei 1 hora tentando mudar meu plano de TV a cabo, enquanto provavelmente os caras do outro lado estavam completando todas as missões de Skyrim).

"Este senhor tinha cabelo quando começou esta ligação para sua operadora de celular" Free image courtesy of FreeDigitalPhotos.net

2 - Melhorar o atendimento nas redes sociais e não melhorar o atendimento por telefone/e-mail

A internet é um espaço virtual onde as pessoas se reunem para reclamar, ou ver pornografia e fotos de gatos. Por conta disso, muitas empresas tem profissionais dedicados a atender esse canal, sanando dúvidas e resolvendo problemas de clientes nas redes sociais, de forma muito ágil. Pergunte para alguém que usa muito o Twitter ou o Facebook, e ele sempre terá uma história de como recebeu um rápido atendimento de alguma empresa, logo depois de ter se lamentado publicamente sobre ela na internet.

O problema é que muitas dessas empresas atendem bem só na internet, e muitas pessoas sabem disso e preferem reclamar nas redes sociais. O resultado disso é que as pessoas estão sendo incentivadas a reclamar em público, onde tem maiores chances de serem atendidas. E assim, mais reclamações sobre sua empresa que poderiam ter sido resolvidas na privacidade de um telefone ou e-mail estão aí para todo mundo ver. Se quer atender bem, melhore todos os seus canais de atendimento.

1 - Agendar um horário e não aparecer

Você agenda um dia e horário com seu cliente e por qualquer motivo não aparece e nem avisa que não vai aparecer. Seu cliente ficou lá, no lugar marcado, esperando, e muitas vezes precisou desmarcar outras coisas para aguardar sua chegada.

Por sua culpa, ele pode ter deixado de levar a sogra no bingo, criando um conflito familiar que destruiu o casamento dele. Ele pode ter deixado de sair de casa bem no dia em que ia encontrar no chão um bilhete premiado da mega sena. E mesmo que esses cenários não sejam prováveis, ele perdeu algo que para ele é valioso: o tempo. Tempo que ele poderia usar para mil coisas diferentes mas que foi obrigado a usar para inventar formas de xingar sua mãe porque você não apareceu e nem deu satisfação.

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