Montar seu primeiro escritório sem arrependimentos (muito grandes)

"Escritório"

Finalmente sua empresa vai ter um escritório com cara de escritório. Isso é uma conquista, mas toda mudança grande gera um monte de decisões a tomar. Se você não quer criar uma guerra civil na sua empresa depois de alguns meses no novo escritório, existem alguns detalhes importantes a notar.

Móveis

Você pode economizar e comprar a maioria dos móveis pelo melhor preço que encontrar, sem ligar muito para a qualidade. A exceção a regra são as cadeiras. Se a maior parte de sua equipe passa muito tempo sentada, você não quer que eles tenham outra fonte de aborrecimento desnecessário.

Uma cadeira ruim que gera dor nas costas vai deixar seus funcionários mais insatisfeitos do que se ganhassem só um salário mínimo. Uma cadeira ruim é um bom motivo para uma revolução armada. Escolha cadeiras confortáveis, e com regulagem de altura.

Barulho

Em muitas empresas podemos dividir os departamentos em duas áreas: os barulhentos e os que normalmente precisam se concentrar. Os barulhentos normalmente são da área comercial, estão acostumados a falar alto ao telefone e trabalhar com seus pares fazendo o mesmo o dia inteiro. Os que precisam se concentrar normalmente abrange o resto da empresa, que precisa executar muitas tarefas que não exigem gerar nenhum ruído.

Se a sua ala barulhenta é muito barulhenta, é interessante pensar em alguma forma de isolar esse pessoal do resto, para evitar que o trabalho deles destrua qualquer tentativa de concentração dos outros funcionários, assustando o foco na base do grito.

Espaço individual

Nada de ir apertando todo mundo em uma mesa grande até o momento em que você não sabe mais de quem é o mouse que está do seu lado. Cada pessoa da equipe precisa ter um espaço mínimo para conseguir se espreguiçar, para não ter que aturar a força o cheiro dos colegas, para trabalhar sem se preocupar em levar ou dar cotoveladas no vizinho.

Ar condicionado

Você trabalha em uma cidade quente? O ar condicionado PRECISA funcionar.

Fachada

Se você receberá visitas de clientes no escritório, é interessante deixar as áreas que normalmente serão visitadas mais bem acabadas, como a recepção e a sala de reuniões. Não significa que você vai deixar o resto da empresa caindo aos pedaços, apenas priorizando a impressão causada pela estética onde ela pode gerar mais retorno.

Segurança

Pergunte para outras empresas no mesmo prédio ou região se é normal ocorrerem furtos a escritórios. Em caso positivo é bom começar a pensar em algum mecanismo de segurança.

Foto: http://www.flickr.com/photos/27433628@N05/

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn