6 erros de e-mail marketing que você pode evitar

"E-mail"

Então você ouviu falar que e-mail marketing é uma ótima solução para alcançar novos clientes e resolveu apostar nesta modalidade de divulgação. Você pega sua lista de e-mails, seu editor de texto e uma xícara de café e está pronto para escrever a primeira mensagem da campanha que vai gerar tanto lucro que você vai poder comprar um robô que faça seu café.

Mas mesmo que pareça fácil, não é só mandar um monte de e-mails e contar até 10 para que a tsunami de pedidos comece a chegar. Isso é uma atividade que demanda tempo e planejamento. Você pode perder dinheiro, pode perder clientes e pode perder reputação se fizer seu e-mail marketing de qualquer jeito. Além disso, os e-mails de sua empresa podem ir parar nas listas negras de spam, que significa que seu esforço de e-mail marketing vai começar a perder o valor porque seus e-mails vão parar de chegar aos destinatários.

Pelo menos seria útil dar uma olhada em uma lista de erros de e-mail marketing que você pode evitar. Por sorte, é exatamente o que temos aqui hoje.

1 - Escrever errado: não deveria precisar dizer isso, mas evite erros de digitação, de português. Cheque e/ou peça para alguém conferir se não tem nada de errado. E depois cheque mais uma vez para ter certeza. E aproveite para não abusar de frases com todas as letras em maiúsculas, com um monte de exclamações (!!!!!) e símbolos estranhos desnecessários, que são muito comuns em spams.

2 - Não pedir permissão: comprar uma lista de e-mails de qualquer um provavelmente só vai te ajudar a deixar as pessoas aborrecidas com sua empresa (afinal, elas nunca ouviram falar de você e nem sabem porque estão recebendo suas mensagens). Mesmo se forem e-mails coletados em seu site, peça permissão para enviar os e-mails quando elas se cadastram. Isso evita que um monte de gente te denuncie como spam. E se for usar alguma lista de e-mail já existente, pelo menos envie para uma já segmentada para o mercado onde você atua, para aumentar as chances de alguém se interessar.

3 - Enviar arquivos anexos: você pode ter uma apresentação de slides excepcional ou um livreto em PDF que explica tudo direitinho, mas não os anexe ao e-mail marketing. Existem diversos filtros automáticos de spam e anti-vírus que vão te bloquear por isso. Se você quer que a pessoa acesse esse conteúdo, disponibilize para download e coloque o link no e-mail.

4 - Enviar e-mails com muita frequência: você manda um lote de e-mails na segunda-feira, vê que não deu muito resultado e resolve fazer o mesmo na quarta. Está sem nada para fazer e porque não enviar mais na sexta. Talvez as pessoas recebendo os e-mails estivessem interessadas nos seus produtos, mas suas campanhas incomodam tanto que você pode parar no filtro de spam delas. Trabalhe com moderação.

5 - Não testar: parece bobo, mas já recebi muitas vezes um e-mail de uma empresa seguido de outro se desculpando e corrigindo o anterior. Faça um envio de teste. Envie para si mesmo. Veja se ele abre sem problemas nos principais programas de e-mail. Veja se ele abre nos principais celulares, pois muita gente confere muitos e-mails no smartphone.

6 - Não medir: quando você executa uma campanha de marketing e não consegue medir se está dando certo, como você sabe se deveria continuar? Existem diversos programas para e-mail marketing que rastreiam e mostram o número de pessoas que abriu seu e-mail e que clicou em seu link. Alguns desses programas online: MailChimp e E-mail Marketing Locaweb.

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