Melhores funcionários para uma pequena empresa

"Trabalho em equipe"

Pequenas e micro empresas nem sempre podem contratar a quantidade de funcionários que precisam, e muitas vezes um departamento inteiro é formado por uma única pessoa (ou muitas vezes, uma pessoa faz o papel de vários departamentos).

Por isso, com recursos tão limitados, cada contratação é importante e pode fazer diferença tanto para o bem quanto para o mal da empresa. Escolher o primeiro candidato que apareceu pedindo um salário baixo pode custar caro depois. Ele pode não dar conta do serviço e te obrigar a arcar com mais tempo para contratar outro funcionário e até com uma demissão.

Durante o processo de contratação avaliamos diversas características dos candidatos, como sua capacidade de deixar uma planilha colorida ou se falam alemão fluentemente. Quando sabemos que vamos trabalhar com um número limitado de pessoas, existem 3 características chave que devemos procurar:

  • O candidato é honesto e ético

  • O candidato sabe se virar sozinho

  • O candidato é uma pessoa agradável

O candidato precisa ser direito e pelo menos tão honesto quanto você espera que a empresa seja. Você tem poucos funcionários e os poucos que te rodeiam acabam definindo a cultura de sua empresa, que pode se reforçar quando ela se expandir. E é sempre melhor poder confiar nas poucas pessoas que trabalham com você.

Para exemplificar o que é um candidato que sabe se virar sozinho, o CEO da empresa Twilio gosta de mostrar esta imagem:

"Como desenhar uma coruja"

O funcionário que sabe se virar não precisa que ninguém lhe dê todas as instruções e fique gerenciando cada passo que ele dá para executar uma tarefa. Como no caso da coruja, ele sabe qual é o primeiro passo e o último e ele se vira para chegar no resultado. Esse tipo de pessoa é ótima não só para uma pequena empresa, porque aprendem rápido e são muito versáteis.

E porque o funcionário deve ser uma pessoa agradável? Ele não precisa ser a pessoa mais carismática do mundo, mas é importante que não seja alguém que deixe você e outros da sua equipe para baixo. Imagine que você vai passar uma boa parte da sua semana convivendo com essa pessoa e ela é uma das poucas pessoas com que você tem tanto contato, já que é uma pequena empresa. Este critério é importante, para que você e o resto da sua equipe continuem se sentindo motivados a ir trabalhar.

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn