CRM: por que implantar em sua pequena empresa?

"CRM"

A maioria dos fornecedores de software que se dizem CRM tem um problema: eles não explicam claramente as vantagens, a justificativa para se implantar um sistema desses na empresa. Como se esperassem que todos os clientes tivessem visto isso na facudade ou em um MBA, ou conhecido um sistema de CRM em outra empresa.

Isso é um problema maior ainda quando falamos de pequenas empresas. Tanto pela diversidade de produtos que se encaixam como CRM quanto pelo fato da maioria dos produtos ter sido pensado para empresas maiores, ou terem sido baseados nos sistemas que as empresas maiores usam. As empresas menores tem necessidades muito diferentes.

Achei que seria útil explicar, da forma mais clara possível, o que uma empresa pequena ganha implantando um CRM. Porém como eu disse, sistemas de CRM podem ser muito diferentes entre si, e por isso preciso me basear no Arivo CRM para esta análise. Então, além de poder contar para seus amigos empresários que você tem um CRM, quais as vantagens de um CRM para uma pequena empresa?

Mais tempo para você melhorar seu negócio

A principal vantagem de usar um CRM é organizar os dados de seus clientes. Mais organização significa menos tempo gasto procurando um telefone, ou tentando encontrar aquele papelzinho onde anotou o que precisava mandar para um cliente (o papelzinho que a faxineira sugou com o aspirador de pó). Esse tempo que você ganha pode ser investido melhorando para seus produtos ou atendimento, numa nova campanha de divulgação, ou simplesmente relaxando.

Além disso, tentamos sempre guardar informações em nossa memória, queimando neurônios desnecesariamente quando um sistema pode fazer isso de forma mais fácil e garantida. Deixe os processos de seu cérebro liberados para trabalhar em outras coisas mais importantes, questões em que você realmente precisa pensar.

Sua equipe sempre atualizada sobre seus clientes

O CRM deve ser o centro de informação sobre seus clientes e contatos. Tudo que você precisa saber sobre o cliente, sobre suas interações importantes, sobre o que está acontecendo atualmente, deve estar no CRM. Chega de só um dos vendedores ter o telefone atualizado do cliente, ou só um dos auxiliares administrativos saberem que o cliente ligou pedindo uma proposta. Isso tudo precisa ir para o CRM. E isso tudo deve ser consultado no CRM.

Isso evita que você precise interromper um colega para perguntar por uma informação sobre o cliente. Isso evita que você não receba um recado porque o auxiliar administrativo precisou sair para comprar café e esqueceu de falar com você. Isso evita confusão, desencontro de informação que pode gerar prejuízo ou dar a seus clientes a impressão de que sua empresa é uma bagunça.

Tudo sobre seus contatos a um clique de distância

Você realiza muitas tarefas porque um cliente te pediu algo, ou faz parte do processo de atendimento. Por isso quando você registra tarefas no CRM, deve conseguir falar a qual cliente se refere a tarefa, ver a lista de tarefas relacionadas a um cliente e conseguir acessar facilmente através da tarefa os dados do cliente. Isso é verdade também para anotações e para oportunidades de negócios, tudo pode estar relacionado a clientes.

Você poderia usar vários sistemas diferentes, um para cadastrar clientes, outro para cuidar das tarefas, outro para anotar e outro para acompanhar oportunidades de negócios, mas iria perder muito tempo coordenando informação entre todas essas partes. Estaria sujeito a erros e não estaria simplificando sua vida.

Ferramenta simples sem precisar de um carinha de T.I.

Softwares para empresas pequenas precisam ser simples de usar. Sem exigir que seus usuários tenham cursado um curso de administração ou de sistemas. Precisa ser fácil de aprender. Afinal, o pequeno empresário precisa muitas vezes se virar com pouco pessoal e assumir ele mesmo vários papéis na empresa. Ele não tem tempo a perder, e uma ferramenta só o ajuda se ele não precisar perder tempo com ela.

O pequeno empresário não está preocupado com integração com sistema XYZ ou se o sistema está usando cloud computing ou SOA orientado a processos mágicos. Ele quer uma ferramenta que seja útil, que o ajude a trabalhar melhor, sem enrolação.

O mais importante a ser dito, e isso se aplica a todos os sistema de CRM: ele não faz mágica. Não adianta você comprar o melhor software do mundo e deixar ele em um canto pegando poeira. É uma solução que só tem valor se for usada e que aumenta de utilidade dependendo de quanto seus usuários estão dispostos a usá-la bem.

Esperamos que outros fornecedores também invistam em tornar mais claro o que seus produtos fazem. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail contato@arivo.com.br

Imagem criada em : www.iloveorigami.com.br

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