Tipos de vendedores (com exemplos)

Mesmo que não trabalhe com vendas, cada pessoa possui um estilo para vender. Conhecer os tipos de vendedor pode ajudá-lo a trabalhar melhor os seus próprios ponto fracos ou montar e coordenar uma equipe de vendas. Conheça alguns tipos clássicos de vendedores que você vai encontrar em força de vendas de várias empresas.

Transacional : popularmente conhecido como tirador de pedido. São vendedores passivos, que fazem a venda quando aparece um cliente que já sabe o que quer comprar. Dependem do sucesso do produto ou eficácia das campanhas de marketing para alcançar suas vendas.

"Vendedor transacional"

Relacional : conhecido como o vendedor amigão. Cria um relacionamento mais próximo com os clientes e consegue fechar negócios utilizando essa amizade para influenciar os tomadores de decisão. Ótimos para o tipo de negócio que envolve ciclo de vendas mais longos ou que geram relacionamentos mais próximos e de longo prazo entre cliente e empresa.

"Vendedor relacional"

Fechadores de negócios : são os vendedores focados em conseguir uma venda. Podem ser mais agressivos, às vezes podendo ferir um relacionamento mais próximo com o cliente na tentativa de fechar um negócio. Mas podem ser muito eficientes em trazer mais negócios a empresa.

"Fechador transacional"

Consultores : vendedores equilibrados que analisam o problema e os ajudam a conseguir uma solução. Diferentes dos Transacionais, fazem o esforço para fechar um negócio, mas diferente dos Fechadores não são agressivos a ponto de prejudicar uma relação a longo prazo. Diferente dos relacionais não investem em se tornar pessoalmente mais próximo do cliente.

"Consultor transacional"

Via: Chron

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn