3 mudanças para melhorar a qualidade de vida no trabalho em sua empresa

"Felicidade"

Existem empresas que investem na felicidade de seus funcionários. Elas instalam máquinas de sorvete, video-game. Alguns funcionários ganham notebooks ou até carros. Mas essas empresas são a exceção. A maioria das empresas não tem recursos para bancar o Papai Noel. Provavelmente a sua não tem.

Mas existem mudanças que você pode fazer em sua empresa para melhorar a vida deles, fazendo com que trabalhem mais motivados e gerando mais clientes felizes que vão gerar tanto lucro que você vai poder comprar uma máquina de sorvete. São mudanças baseadas no bom senso, mas que a maioria das empresas, acomodadas e acostumadas a fazer as coisas como sempre foram feitas, acabam perpetuando alguns fatores de infelicidade desnecessários no trabalho.

Mas a sua empresa é objetiva e tem bom senso, e mesmo que sua meta não seja a máquina de sorvete, com certeza ter funcionários mais felizes só pode te ajudar.

Vestuário

Muitas empresas tem regras de guarda roupa que obrigam seus funcionários a usar ternos, roupas sociais ou qualquer tipo de vestimenta mais formal. O problema é quando essa obrigação é extendida para pessoas que nunca saem do escritório para falar com clientes. Porque alguém precisa de gravata para mexer em planilhas e escanear documentos?

Regra do bom senso: se a pessoa não precisa de um vestuário mais formal, não as obrigue. Estou ouvindo algumas pessoas gritando ali no fundo “mas aí vira bagunça”. Vai virar bagunça se você não tiver autoridade e se só contratou gente sem noção.

Horário

Ainda existem empresas que controlam rigorosamente os horários de entrada dos funcionários. Mas se seus colaboradores não tem apenas trabalho repetitivo e mecânico (como em uma fábrica) ou se não precisam estar no local para atender o telefone, porque não flexibilizar o horário? Não é mais importante que o funcionário esteja cumprindo suas tarefas ao invés de só batendo o cartão de ponto?

Regra do bom senso: deixe os funcionários chegarem mais tarde, deixe eles sairem mais cedo. Isso de vez em quando os ajuda a evitar a hora do rush no trânsito, resolver algum problema pessoal, ou simplesmente acordar mais disposto, sabendo que não vão tomar uma bronca como se fossem crianças. Indo mais além, considere permitir que trabalhem de casa às vezes.

Almoço

Empregados felizes precisam se alimentar direito. Mas em geral, o benefício de vale refeição fornecido pelas empresas não consegue cobrir o mês inteiro, e por isso os empregados precisam tirar dinheiro do salário para não passar fome no final do mês. Por isso seus empregados se obrigam a almoçar em lugares em que não gostam porque é mais barato. E voltam do almoço com vontade de descontar essa frustração na sua empresa, nos seus clientes.

Regra do bom senso: já que você vai pagar pelo almoço de seus empregados, porque não tenta pagar pelo mês inteiro? Faça uma pesquisa para descobrir o valor do almoço na região, mas sem considerar os locais onde você não comeria nem se tivesse sido forçado.

Foto: http://www.flickr.com/photos/nixonmcinnes

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn