5 dicas para fidelização de clientes

"Atendimento"

Conseguir novos clientes é sempre mais caro que vender para alguém que já foi seu cliente, tanto pelo alto custo das campanhas de marketing quanto pela facilidade de acesso que você tem a esses clientes que já conhecem sua empresa e tem maior probabilidade de fechar um novo negócio com você. E é por isso que toda empresa deve dar muito valor à fidelização de seus clientes.

O principal ingrediente para fidelização é o mais óbvio: oferecer produtos e serviços de qualidade. Mas isso não é o suficiente. É preciso criar um verdadeiro relacionamento com seus clientes, tornar-se o nome que vem a mente deles quando precisam de alo que você pode atender. Veja abaixo dicas para melhorar seu relacionamento e fidelizar seus clientes.

Conheça o ciclo de vida : Alguns tipos de produtos são comprados todo mês, outros são comprados a cada semestre e alguns só poucas vezes na vida. Depois de quanto tempo normalmente um cliente seu compra outro de seus produtos? Entenda quando isso ocorre para seus clientes e saiba o momento certo de tentar um novo contato ou de enviar uma mala direta. Você pode até pensar em pacotes de produtos e serviços que atendam a esse ciclo.

Lembre seu cliente de que você existe : Se você atende seu cliente, recebe o pagamento, diz obrigado e nunca mais entra em contato com os clientes, muitos deles não vão lembrar da sua empresa no futuro. Eles tem um monte de prioridades na memória, como lembrar de comprar a comida do cachorro e o presente de casamento. Lembre-os de sua empresa, enviando de vez em quando sua newsletter contando novidades interessantes da empresa, ou ligue desejando feliz aniversário. Com um pouco de esforço ele pode lembrar de você quando tiver um problema que sua empresa pode resolver.

Ajude seus clientes : Às vezes conversando com um cliente você descobre que ele tem um problema que outro de seus clientes pode resolver. Ou tem um amigo precisando de algo e sabe de um cliente que atua exatamente nessa área. Construa essas pontes, ajude seus clientes sem esperar nada em troca.

Entregue : É importante não deixar a peteca cair depois que o cheque foi assinado. Seu cliente deve ficar satisfeito com sua empresa. Isso não só gera novos negócios com ele, mas ele também pode acabar indicando sua empresa para outros.

Utilize um sistema : Seja utilizando muito papel, uma equipe dedicada a isso ou um sistema de CRM, você precisa sistematizar o relacionamento com seus clientes. Você não pode perder de vista informações sobre seus clientes se quer construir um relacionamento com eles.

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Foto: http://www.flickr.com/photos/metrolibraryarchive

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