Como dominar seu tempo

O post abaixo foi escrito por Oliver Emberton, originalmente em inglês no Quora. Original: How to master your time.

O segredo para gerenciamento de tempo é simples: truques de tempo Jedi.

Imagine que você seja um mestre Jedi chamado Bob (seus pais, apesar de dominarem a Força, não eram os melhores para escolher nomes). O amor de sua vida - Princesa Lucia - está presa em um prédio em chamas enquanto você corre para salvá-la.

"Jedi"

Você pode pensar em Lucia como a personificação de seus sonhos, suas aspirações - ela é a coisa mais importante para você.

Infelizmente, antes que você possa alcançá-la, uma tropa de Stormtroopers começa a atirar. Os raios de luz dos lasers vindo em sua direção chamam sua atenção - se você não conseguir desviar deles, você está morto. Você pode pensar neles como uma distração urgente da tarefa de salvar sua princesa.

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Todos sabemos como um herói resolve este dilema. Se ele tira os olhos de seu objetivo final - sua princesa - então todos seus esforços terão sido em vão. Ele pode enfrentar uma tropa de Stormtroopers, cortando-os com uma graciosa facilidade, mas a quantidade de soldados é ilimitada, e por mais que isso traga satisfação neste momento, eles são apenas uma distração. Se demorar muito, sua princesa vai morrer.

E é assim que as coisas funcionam em sua vida. Existe uma competição permanente entre coisas mais importantes e coisas mais urgentes:

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O segredo para dominar o seu tempo é sistematicamente focar no que é importante e suprimir o que é urgente. Humanos são pré-programados a focar em coisas que pedem por uma resposta imediata, como os alertas em seus celulares - e adiar coisas que são mais importantes, como ir à academia. Você precisa reverter isso, algo que vai contra seu cérebro e a maioria da sociedade humana.

Preste atenção para as coisas que você faz durante o dia. A maior parte, eu garanto, não são coisas que você escolheu fazer - são coisas que alguém pediu para você fazer. Veja como consertar isto, jovem padawn:

  • Diga não. A maioria de nós obedece um contrato social implícito: quando alguém nos pede para fazer algo, você quase sempre diz sim. Isso pode ser muito nobre, mas não esqueça que há uma princesa morrendo que você precisa salvar, e você só concordou em desacelerar um pouco porque te pediram com educação. Você pode precisar sacrificar um pouco desse conforto social para salvar uma vida (e como bônus, pessoas tendem a instintivamente respeitar quem consegue dizer não).

  • Desligue a TV. Eu não tenho sinal de TV há 7 anos, o que tem me gerado em torno de 12.376 horas a mais que o americano médio que se entrega a TV por 34 horas a cada semana. Eu assisto alguns programas - normalmente de 1 hora por dia, enquanto janto - mas apenas os que eu escolhi e comprei. Você pode fazer muito com 12.000 horas, e ainda se manter atualizado sobre o que acontece em Mad Men.

  • Mate as notificações. A tecnologia moderna evoluiu para explorar nosso vício em urgência: e-mail, Facebook, Twitter, Quora e outros vão lutar para distraí-lo constantemente. Felizmente, isso é facilmente corrigido: desligue todas as suas notificações. Escolha a hora de checar essas coisas quando você tem tempo para se distrair - por exemplo, durante sua pausa para o almoço - e acesse todos nessa hora, economizando tempo.

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  • Agende suas prioridades. Humanos são criaturas engraçadas. Se você precisa se encontrar com um amigo, você dá um jeito de agendar um horário para isso. Mas se existe algo que importa para você mais do que qualquer coisa - por exemplo, escrever um livro ou ir para a academia - você não vai marcar um horário para isso. Você vai apenas ‘fazer quando der’. Trate suas maiores prioridades como aviões em que você precisa embarcar: dê a eles um horário específico e diga não para qualquer coisa que te impediria de pegar seu vôo.

  • Comece pelo começo. Qual é a coisa mais importante (não a mais urgente) que você poderia estar fazendo? Faça um pouco disso hoje. Lembre-se que existe um número ilimitado de Stormtroopers para te distrair - não se engane ao pensar “se eu fizer isso aqui primeiro depois eu posso o que eu preciso fazer”. Jedi não vivem de desculpas.

  • Menor volume, mais tempo. Sempre existem milhões de coisas que você poderia estar fazendo. O truque é escolher não mais do que 1 a 3 por dia, e incansavelmente tentar terminá-las. Seu cérebro não vai gostar desse limite. Outras pessoas não vão gostar desse limite. Respeite o limite mesmo assim. Se focar totalmente em uma tarefa por vez é infinitamente mais eficiente que tentar fazer tudo ao mesmo tempo e te dá tempo para que você se aperfeiçoe em seu trabalho.

  • Ignore. É rude, não profissional mas muitas vezes absolutamente necessário. Você não vai encontrar tempo para responder a todas as pessoas. Existem pedidos que você vai se permitir esquecer. Você pode demorar para se arrumar, pagar contas ou abrir o e-mail. O mundo não vai desmoronar. O resultado é que você vai conseguir terminar as coisas mais importantes.

Uma última lição dos Jedi: eles são heróis.

Heróis nos inspiram por muitas razões: eles tomam decisões difíceis, eles não desistem e fazem o que importa. Mas existe outra razão para amar nossos heróis. Dentro de cada um de nós, sabemos que temos o poder de nos tornar um deles.

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