Produtos fantásticos que fracassaram

"Ótimo produto"

Todo mundo tem alguma ideia para melhorar produtos existentes ou até mesmo criar novos produtos revolucionários e se tornar tão admirado como um ícone da inovação como foi Steve Jobs. Mas será que possuir um ótimo produto é o suficiente para construir uma empresa de sucesso?

Existem alguns exemplos de empresas que conhecemos pela qualidade e cuidado no design de seus produtos, como a Apple e o Dropbox. Existem casos de empresas que mesmo construindo produtos fantásticos acabam não dando certo?

Reunimos alguns exemplos de empresas de tecnologia que desenvolveram produtos que pareciam fazer sentido, que se preocuparam com seu design, mas mesmo assim não conseguiram clientes o suficiente para pagar suas contas.

Fluent

Porque fazia sentido: o ótimo time da Fluent se propôs o desafio de reinventar o e-mail. Eles tinham um ótimo design e cobertura da imprensa especializada.

O que aconteceu: Fundada em 2011 a empresa anunciou no meio de 2012 que ia fechar e que o produto iria acabar. Em uma análise posterior um dos fundadores alegou que seu principal concorrent, o Gmail da Google, não era tão bom quanto o produto da Fluent, mas era bom o suficiente para a maioria das pessoas e por isso eles não conseguiram usuários o suficiente.

TeamApart

TeamApart Demo from TeamApart on Vimeo.

Porque fazia sentido: Quem já precisou realizar uma reunião através da internet utilizando WebEx ou seus concorrentes já teve problemas na hora de alguma reunião importante em que precisou gastar um tempo ensinando outras pessoas a instalar o cliente desses softwares. Além disso o preço desse tipo de serviço é bem salgado para as empresas. A TeamApart tinha um produto que funcionava direto no browser e que tinha um plano grátis. Quando estava em Beta recebeu boas avaliações de blogs grandes e tinha investimento da YCombinator, mesma encubadora do Dropbox.

O que aconteceu: A empresa nunca anunciou oficialmente que fechou, mas o site da empresa não existe mais: http://teamapart.com

Airtime

Porque fazia sentido: Antes mesmo do lançamento a empresa recebeu muita atenção da imprensa, além de contar com várias celebridades como Jim Carrey para sua divulgação. Recebeu 33 milhões de dólares de investimento e foi fundada por Sean Parker (o cara do Facebook interpretado pelo Justin Timberlake no filme “A rede social”) e Shawn Fanning (co-fundador do Napster junto com Parker). Além disso todos conheciam o sucesso que fazia o ChatRoulette, que permitia conversar com estranhos, mas era infestado por homens sem as calças. Airtime era um produto mais seguro nesse aspecto, permitindo que você conversasse por video com amigos ou desconhecidos ao conectar em sua conta no Facebook.

O que aconteceu: Apenas 12 semanas depois do evento de lançamento, vários executivos da empresa se desligaram. Em outubro de 2012 a imprensa verificou que o produto tinha apenas 400 usuários ativos por dia, número bem diferente dos milhões que se espera de uma empresa desse tipo. Porém a empresa ainda existe já que ainda não queimou todo seu capital.

O que posso fazer para evitar isso?

Como vocês podem ver pelos videos, os produtos eram muito bons e mesmo assim aposto que você nunca ouviu falar de alguns deles. Para evitar desperdiçar esforço, tempo e dinheiro construindo uma jóia da inovação que ninguém usa, é preciso que você pesquise um pouco o mercado.

Quem são seus clientes? Fale com potenciais clientes e descubra se eles realmente tem o problema que você quer resolver. Descubra se eles pagariam o preço que você está pensando em cobrar, ou quanto pagariam. Descubra se eles trocariam o que usam hoje pelo seu produto ou se o seu concorrente já é bom o suficiente para o que eles precisam. Apenas converse com essas pessoas e aprenda.

Além disso, pense em como você vai vender esse produto. Quais os melhores canais para alcançar seu mercado. Não espere que só pelo fato de seu produto ser maravilhoso as pessoas vão sair correndo contando umas para as outras que ele existe. Não se esqueça que beleza, qualidade, são características subjetivas. Você pode achar seu produto lindíssimo, seus amigos podem ter elogiado demais, mas seus clientes potenciais podem achar que isso não é o suficiente para que eles abram a carteira.

Isso não significa que seu produto deva ser uma porcaria horrível. É importante ter um ótimo produto para que as poucas pessoas que o recomendarem aos amigos não tenham vergonha de fazê-lo. É importante ter um ótimo produto para que seu time se sinta orgulhoso de fazer parte do que você está construindo e trabalhe mais motivada. E é melhor ter um ótimo produto porque seus clientes que escolheram você ao invés de seus concorrentes merecem.

Se você conhece algum outro exemplo de produto que você achava ótimo mas que não deu certo, poste nos comentários.

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