Marketing sem frescura para quem ainda não é bilionário

"Marketing"

Você não é bilionário, nem milionário e nunca apareceu na capa de uma revista de negócios segurando um computador. Sua empresa é pequena, ou micro ou até mesmo um bico que você faz no tempo que sobra além do seu emprego. Você tem a impressão que esse negócio de marketing é só para os cachorros grandes, para quem tem dinheiro para colocar o nome em um estádio?

Mas marketing não é feito só de campanhas caras e ações para chamar a atenção de todo mundo. Com ações simples e investimento controlado você pode uma dia transformar sua sorveteria no maior império de guloseimas congeladas do Brasil (e um dia do mundo). Veja nosso guia de marketing para pequenas empresas feita especialmente para pequenos empresários.

Publicidade

A forma mais direta de divulgar sua empresa para possíveis clientes é com anúncios publicitários. Você paga uma quantia de dinheiro para alguém divulgar seu produto, depois de um tempo aparecem pessoas querendo se tornar seus novos clientes e você ganha mais dinheiro do que você pagou pelos anúncios. Sucesso! Repita isso várias vezes até poder comprar seu jatinho de luxo feito de ouro.

Infelizmente, isso nem sempre funciona assim e o investimento pode não compensar, você pode não conseguir novos clientes o suficiente para pagar pelos anúncios. E nessa hora você pensa que talvez fosse melhor ter apostado o dinheiro em um cassino, já que parece que esse negócio de publicidade parece ser uma loteria. E é mais difícil para você que ainda não é um bilionário.

Não existe uma fórmula mágica para garantir que seu investimento em publicidade vai ter retorno, mas você pode diminuir seu risco. Se seus possíveis clientes utilizam a internet, uma boa forma de começar é com anúncios usando o Google Adwords. Com pouco dinheiro você pode pagar para que seus anúncios apareçam quando as pessoas procuram por alguma palavra chave relacionada com seu negócio.

Assim se você tem uma pet shop para animais africanos pode criar sozinho um anúncio pela internet que divulga o site de sua loja quando alguém procura por “casaco de girafa” ou “lustra chifre de rinoceronte”. Com a vantagem de pagar apenas quando alguém clica no seu anúncio, sem precisar arriscar uma grande quantia de seu caixa para tentar descobrir se isso funciona para você.

Depois que você tiver mais grana para investir em publicidade pode procurar por publicações e sites relacionados a seu mercado e fazer outros testes. Descubra o que seus clientes lêem ou sites que visitam.

Eventos

Qual o melhor lugar para disparar seus novos cartões de visita para todos os lados? Não seria ótimo um lugar em que você vai comer um lanche e a mulher do seu lado é uma potencial cliente? Ou você vai ao banheiro e o cara ao seu lado pode se tornar seu principal fornecedor? Para muitos negócios, esse lugar mágico existe. São os eventos de negócio.

Para uma pequena empresa alguns desses eventos podem parecer caros, mas lembre-se que isto é um investimento. Se no evento existe alguma probabilidade de fechar um negócio que pague vários vezes o custo deste, ele pode valer a pena. Só é importante que você seja bom de networking para aproveitar de verdade essas ocasiões.

E-mail

Uma lista de e-mail é uma ótima forma de manter contato com uma audiência que tem potencial para se tornar novos clientes. Uma newsletter ajuda as pessoas a lembrar que sua empresa existe, que você entende de assuntos relacionados a seu negócio e que você quer ajudá-los com informações úteis. Para isso, não use sua lista apenas para tentar vender. Ninguém gosta de vendedor que liga toda hora para sua casa, ou bate todo dia a sua porta, e no e-mail não é diferente.

Para isso é necessário que você não compre uma lista de e-mails. Colete os e-mail em seu site, prometendo informações úteis. Faça promoções em sua loja para obter endereços de e-mail. Pessoas que optaram por receber suas mensagens vão estar muito mais receptivas a suas mensagens.

Uma ferramenta boa para começar a criar suas listas, redigir e enviar seus e-mails, é o MailChimp. Ele tem um plano gratuito para quem tem uma lista pequena, envia os e-mails, tem um editor com vários templates, gera relatórios de quantas pessoas abriram seu e-mail, e várias outras ferramentas.

Mais sobre e-mail marketing no nosso artigo 6 erros de e-mail marketing que você pode evitar.

Marketing de conteúdo e SEO

Ter um site na internet não é garantia de que você terá visitantes, e quanto menos visitantes menor a chance de fechar algum negócio graças ao site. Mas seu site não precisa ser apenas um cartão de visita virtual para mostrar para seus parentes nos churrascos, ele pode ser um de seus melhores vendedores.

Uma das formas de tornar seu site mais fácil de encontrar é utilizar técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca). Utilizar títulos, frases e palavras chaves que são procuradas na internet pode trazer visitantes interessados no que você tem a oferecer. Você pode encontrar vários guias de SEO na internet, como este do Google.

Para potencializar isso você pode escrever alguns artigos que possam interessar a possíveis clientes, e assim como no e-mail marketing mostrar às pessoas que você entende do assunto. Isso é o marketing de conteúdo, que prega que os clientes venham até você atraídos pelo valor que seu conteúdo está oferecendo, com a vantagem de que você não está pagando por esses visitantes.

O problema de marketing de conteúdo é que ele exige paciência. O conteúdo que você está gerando precisa ser de qualidade, comparado ao conteúdo dos outros sites. E gerar mais visitas ao seu site sem tirar dinheiro do bolso é a pergunta de ouro da internet.

Mídias sociais

Nos últimos anos foi gerada uma pororoca de artigos que pregam o uso do Facebook, Twitter e outras redes sociais para turbinar a sua empresa. Mas na realidade, após ler um desses textos, o empreendedor empolgado cria suas contas na internet, posta algum conteúdo e não vê muito resultado.

Utilizar as mídias sociais a seu favor não é uma tarefa fácil e também pode exigir paciência no começo. É preciso não só divulgar conteúdo interessante, mas saber se relacionar com outros usuários. Pode não ser a melhor estratégia para empresas menores, mas se você souber cultivar uma audiência nessas plataformas ela pode se tornar uma ótima fonte de divulgação de seu negócio.

Mais sobre mídias sociais em nosso artigo Sua empresa nas redes sociais: armadilhas a evitar.

Imprensa

Ter sua empresa em uma matéria de uma publicação de grande circulação pode ajudar muito sua empresa. As pessoas compram jornais e revistas para ler as reportagens, e sua empresa está ali, no recheio da matéria, bem onde os olhos daqueles possíveis consumidores estarão mirando.

Porém é bastante complicado conseguir esse tipo de divulgação. Sua empresa precisa ter algo interessante que encaixe em alguma pauta que o jornalista esteja trabalhando. E a maioria dos jornalistas nem vai dar muita bola para sugestões que receber para divulgar uma empresa, já que eles recebem dezenas ou centenas desses tipos de pedidos por dia.

Para uma pequena empresa o melhor é usar o próprio site e as redes sociais para divulgar algo que possa se tornar uma matéria interessante e torcer para que algum jornalista o descubra. As alternativas são tentar convencer um jornalista ou contratar uma assessoria de imprensa, o que pode estar fora das possibilidades de um pequeno empresário.

Marketing abrange muito mais do que foi apresentado aqui, mas este é um bom kit básico para começar a experimentar e colher frutos lucrativos. Se você tiver outras dicas que podem ser úteis, deixe-nos um comentário. Até a próxima!

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