Sua empresa nas redes sociais: armadilhas a evitar

"As redes sociais"

Você criou um Twitter e um Facebook para sua empresa, assim que leu diversos blogs e revistas lhe dizendo o como é importante que sua empresa utilize as redes sociais. Você criou até um canal no Youtube e um Pinterest. Frustrado depois de alguns dias sem sucesso e ler mais algumas dezenas de artigos dizendo a mesma coisa sobre as redes sociais, você acabou caindo aqui. Mas eu não vou te dizer como as redes sociais vão aumentar em 300% seus negócios. Estou aqui para falar sobre as armadilhas que você pode evitar para ser mais realista em relação a seu investimento em redes sociais.

  • Compra de seguidores, likes, fãs, etc - existem na internet diversos serviços de vendas de seguidores para Twitter e fãs para sua página de Facebook. Parece um caminho fácil para o sucesso, mas é apenas uma forma de inflar artificialmente um número. Esses seguidores comprados não tem nenhum engajamento com sua marca, talvez nem estejam no seu público alvo e muitos provavelmente nem existam, sejam contas falsas ou abandonadas. Não são eles que irão disseminar seus produtos, sua marca, sua mensagem. Isso só vale a pena se você acha importante mostrar para os outros que sua empresa pelo menos tem mais seguidores que sua tia Conceição.

  • Agências - quando um assunto muito novo se torna tendência entre as empresas, sempre surgem especialistas sobre o assunto, mesmo quando o assunto é tão novo que seria fisicamente impossível alguém poder se dizer especialista sobre aquilo. E isso com certeza é verdade para mídias sociais. Por isso, se optar por contratar uma agência para cuidar de sua presença na internet, é importante olhar para os resultados atingidos pela agência para seus clientes passados. E resultados não podem ser apenas o número de likes, pois como já dissemos, isso é algo que pode ser comprado facilmente.

Provavelmente se você não é uma empresa grande e consome conteúdo de internet deve achar que você mesmo pode gerar esse conteúdo ao invés de pagar alguém só para isso. Você pode, e talvez até seja capaz de criar conteúdo melhor do que muitos profissionais da área, mas além de ter mais tempo para outras tarefas de sua empresa, existem outras boas razões para delegar as redes sociais para alguém com mais experiência. Além de entenderem qual tipo de conteúdo funciona melhor com o público de internet, analistas de mídias sociais geralmente conhecem outros analistas de mídias sociais e gente que usa bastante a rede, e que por isso acabam sendo referência de conteúdo e construindo uma base de seguidores que realmente está olhando para o que ele está compartilhando. Esses profissionais tem interesse em ajudar uns aos outros, já que o compartilhamento desse conteúdo é seu trabalho. Construir uma rede de relacionamentos forte assim leva tempo e esforço, que nem sempre você tem, quando precisa cuidar de sua empresa.

  • Objetivo - talvez você esteja conseguindo alguns seguidores, algumas pessoas compartilhando seus links. Mas sua empresa não consegue pagar as contas com likes, então é preciso ter uma ideia de quanto essa ação esta se transformando em resultado para sua empresa. Talvez a foto de gatinho que você está compartilhando não vai aumentar o número de televisões que vocês vendem.

  • Paciência - você vê videos como este ou este se tornando virais na internet e acha que se algo tão tosco pode fazer sucesso, deve ser muito fácil criar conteúdo que se espalhe tão rapidamente. A verdade é que é muito difícil viralizar algo, e se alguém estiver te vendendo esse serviço, provavelmente seja um grande picareta. Não conte com um sucesso estrondoso, da noite para o dia, logo que você postou um video engraçadinho sobre o serviço de limpeza de piscina que vocês fornecem. O investimento nas redes sociais exige paciência.

Foto por Zen-Cosplay

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