CRM para leigos

"Bixigas"

Eu tenho uma priminha pequena chamada Julia, cuja idade não sei exatamente, ainda no tempo de brincar de boneca e fazer muitas perguntas. Um dia eu estava trabalhando e ela queria saber o que eu fazia. Tentei dar uma resposta curta, mas como toda criança curiosa normal, ela continuou fazendo perguntas em cima das respostas anteriores. Tomei então o desafio de explicar pra ela o que é um CRM. Um desafio não tão simples, já que é algo que muitos adultos que não brincam de bonecas tem dificuldade para entender.

– Tio, o que é um CRM?

– Ok, faz de conta que você vende balões pro seus amiguinhos.

– Bixiga!

– Tá, você vende bixigas para seus amiguinhos. A Gabriela, uma das suas amigas sempre fica te falando que gosta de bixiga no formato de coração. O André você sabe que gosta do Bob Esponja, então se você tiver uma bixiga do Bob Esponja ele vai gostar. E assim por diante, cada um dos seus amigos gosta de um tipo diferente de bixiga. Aí você recebe da fada das bixigas as bixigas para vender, de vários tipos. Como você ia fazer para lembrar quem gosta de qual tipo de bixiga?

– Ãh, não sei. Ia perguntar pra eles.

– Você pode perguntar, mas você vai perder muito tempo, porque você tem muitos amigos. E alguns deles devem estar ocupados, alguns jogando um video game novo, outros montando castelos de areia. Nem todo mundo vai poder te responder e as bixigas vão murchar.

– Ai que triste!

– Essa é uma das utilidades do CRM. Você usa ele no computador para ele te lembrar essas coisas. Você fala para ele que a Gabriela gosta de bixiga de um tipo e depois quando você tiver as bixigas você olha no CRM que ela gosta de bixigas em forma de coração. Aí a Gabriela vai ficar feliz, porque vai ter a bixiga que queria e você vai perder menos tempo porque o CRM te ajudou.

– Que legal tio! Mas eu ia achar mais legal guardar as bixigas todas pra mim! Foi aí que eu disse “se você gostou disso tudo, deveria experimentar o Arivo CRM. Pode testar por 14 dias de graça.”. Claro que eu não ofereci nosso produto a ela, já que ainda não aceitamos pagamento em pirulitos. Mas quem sabe daqui há alguns anos :).

Photo by Brian Yap

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn