Seu produto é um remédio ou uma vitamina?

"Doutor Mario"

Existem 2 tipos de soluções: remédios ou vitaminas.

Imagine que você esteja numa ilha isolada, com alguma doença (não muito grave, só um mal estar), e supondo que não existam médicos na ilha, um nativo lhe ofereça uma pílula, afirmando que ela sempre acaba com essa doença. Dependendo do quanto você está sofrendo, é capaz que você pague bem pelo remédio e tome sem questionar muito.

Algumas semanas depois, você está curado, curtindo as praias tropicais da ilha, quando um outro nativo lhe oferece outra pílula. Mas esta, diz ele, vai aumentar sua velocidade em corridas, sua força nas pernas. Ok, isso parece bem legal, mas você não é um corredor, então não vê muita vantagem nisso e o dispensa.

Todos os produtos ou serviços são remédios ou vitaminas, mas a maioria não vem em formato de pílula.

Um produto é um remédio quando ele resolve um problema que o cliente sabe que tem, um problema que está causando prejuízo e pode até mesmo até mesmo arruinar o cliente se persistir. Seu cliente está procurando essa solução, ele precisa dela.

Um produto é uma vitamina quando ele melhora algo para o cliente, mas não necessariamente algo de que ele precise. Pode até ser uma melhoria que o cliente gostaria de ter, mas como não é algo urgente, ele poderia deixar para depois. E também pode ser algo que não é nada útil para o cliente.

O produto remédio é mais fácil de vender. Você praticamente só precisa divulgar o produto e ter alguma vantagem sobre os concorrentes. Seus clientes já estão procurando por você. O produto vitamina precisa de vendedor. Você vai precisar convencer as pessoas de que elas devem comprar seu produto agora. Tanto no contato com eles como nas mensagens de marketing, estratégia de divulgação, etc.

O produto remédio é mais difícil de se criar. Para conhecer um problema a fundo para se criar uma solução é preciso já ter sentido na pele o problema, ou ter alguém próximo que o sofreu, ou investido muito tempo estudando o problema. Enquanto para criar um produto vitamina o criador do produto pode tentar supor que tem a melhor solução para um certo problema. Mas talvez ele não seja solução para todos e também não resolva totalmente, apenas melhore um pouco.

Remédio ou vitamina o mais importante é entender a natureza dos produtos que nossa empresa oferece, para melhor direcionar nossas estratégias de marketing e vendas. E quem sabe assim evitar que nossa empresa vá parar na UTI dos negócios.

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn