Brainstorming não funciona

Brainstorming é uma das técnicas para geração de ideias mais usadas por empresas, atribuída a Alex Osborn, que teria descrito a técnica em seu livro Applied Imagination de 1953. Normalmente executada em grupo, consiste em gerar o maior número de ideias com um detalhe importante: ninguém pode julgar, criticar ou censurar uma ideia (incluindo as nossas). Esse fluxo livre de pensamentos acabaria então gerando algumas ideias boas que em condições gerais talvez acabariam nunca sendo ditas em voz alta se seu autor tivesse receio de que fosse criticado por ela. Brainstorming não é utilizado apenas por negócios que são conhecidos por viver de criatividade, como agências de publicidade, mas também por empresas de diversos ramos na hora de resolver algum problema que estão enfrentando.

Na prática brainstorming não é um processo mágico, produtivo ou eficiente, como mostram alguns estudos científicos( alguns bem famosos como este estudo de 1958 ou este outro de 2003 ) que indicam que seus princípios básicos na verdade inibem boas ideias. Além desses estudos, existem outraz razões para brainstorming não ser tão eficiente:

  • É difícil de criar um ambiente sem censura: você trabalha o dia inteiro com uma equipe em que a maioria dos integrantes lidam com problemas mais analíticos. De repente vocês tem um problema difícil que precisam resolver juntos. Não é de uma hora para outra que todo esse pessoal (e mesmo você) vão conseguir desligar o filtro no cérebro que julga e critica o que os outros estão dizendo. E você sabe que seu chefe, mesmo que esteja proibido de te criticar, no fundo pode achar uma ideia sua bem ruim, e levar essa impressão para depois da sessão de brainstorming.

  • Você não pode forçar ideias boas a surgir: dificilmente você vai ouvir falar de algo genial criado porque as pessoas se trancaram em uma sala de reunião e começaram a forçar seu cérebro a cuspir o máximo de ideias (mas que passaram a maior parte do tempo pensando na frase “preciso ter uma ideia, preciso ter uma ideia”). As pessoas fazem isso porque preferem a seguraa de ter a impressão de estar trabalhando em uma solução, quando na verdade só estão aumentando a tensão.

Alternativas para gerar ideias

Existem diversas outras técnicas que você pode tentar aplicar quando sua equipe precisa de ideias para resolver um problema.

  • Técnica do Grupo Nominal (Nominal Group Technique): cada membro da equipe (de preferência isolado dos outros) faz uma lista de ideias. Depois todos se reúnem e compartilham essas ideias que são então votadas pelo grupo. Uma possível extensão para melhorar o método é permitir a geração de novas ideias depois da exposição das ideias de todo o grupo, porque as ideias dos outros podem ter alimentado novas perpectivas sobre o problema em questão.
  • Questionamento forçado: perguntas podem ajudar a enxergar o problema por ângulos antes não explorados, e ajudar os membros da equipe a enxergar uma solução que antes não era tão óbvia. Pergunte o “porquê”, “o que”, “como”, “onde” e “quando” de cada aspecto do problema. Alguns proponentes deste método até utilizam dados com essas palavras para decidir qual pergunta fazer em seguida.
  • Relaxe um pouco: boas ideias podem surgir se você der um tempo para processá-las, sem forçar a barra. Se sua empresa é daquelas que tem uma sala de recreação com video game, esta pode ser uma boa hora para usá-la um pouco. Ou dê uma volta, tome um café. Se você já assistiu algum episódio de House deve acreditar que soluções podem surgir em momentos não esperados.

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