Crie uma missão para sua empresa que importe de verdade

"Missão da empresa"

A missão da empresa é aquele pequeno texto que tenta traduzir o propósito da existência da empresa, dos valores e objetivos partilhados por aquele grupo de pessoas que se uniu sob um só CNPJ. A verdade é que se fossem sinceras, a maioria das empresas preencheria a missão com uma frase como “quero ganhar dinheiro”, mas como é uma lição de casa obrigatória para que se sintam empresas de verdade, acabam escrevendo umas três frases cheias de clichês, da empresa que quer prover o melhor serviço e ser líder no mercado.

Mas a missão não é só um exercício da sua aula de administração de empresas. Ela tem seu valor para nortear a cultura da empresa, para lembrar seus colaboradores o que deveriam priorizar, já que não podem priorizar tudo. Se a missão da empresa diz que o atendimento aos clientes é o mais importante, seus diretores não devem hesitar em sair no prejuízo para tentar resolver uma reclamação de um cliente, mesmo que aumentar receita seja um objetivo esperado. Se a missão é criar produtos que sejam simples os recrutadores devem saber que não devem contratar um designer que seja talentoso mas que não tenha a simplicidade como um de seus pontos fortes.

Algumas missões de empresa são tão genéricas ou inúteis que provavelmente o tempo gasto com ela seria melhor investido se todos fossem para um bar. E o pior é que muitas delas são geradas por empresas gigantes, que devem pagar consultorias caras para criar uma missão de empresa. Veja um exemplo:

Nosso objetivo é ser a empresa de serviços financeiros global mais respeitada. Como qualquer outra companhia pública, temos a obrigação de entregar lucro e crescimento a nossos investidores. De igual importância é entregar esses lucros e gerar crescimento de forma responsável.

Essa é a missão da Citigroup. Que bom que eles tem a missão de trabalhar de forma responsável, mas acho bem difícil que alguma empresa não criminosa não siga esse mesmo valor, é o tipo de coisa que se espera de uma empresa, então não há necessidade nenhuma de se escrever isso. A própria missão se entrega dizendo que todas as empresas públicas precisam entregar lucro e crescimento, então porque escrever isso? E por último, o que significa ser a empresa mais respeitada, um conceito tão subjetivo? Se eles usassem seus lucros para salvar as baleias brancas do Oceano Pacífico seriam muito mais respeitados, no entanto isso está bem longe dos planos do grupo.

A missão da empresa pode ser o primeiro passo para uma cultura de sucesso. Já que você vai escrevê-la, crie algo que importe de verdade.

Foto: http://www.flickr.com/photos/vvansanten

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn