Como fazer apresentações em slides estupidamente melhores

"Apresentacao"

Todos precisamos, de vez em quando, fazer uma apresentação em PowerPoint, seja para uma reunião de vendas para tentar convencer o cliente de que seu produto é o melhor, ou um treinamento para sua equipe de vendas.

Mas a forma como são feitas esses tipos de apresentações costuma ser muito pouco eficiente, deixando platéias entediadas achando que poderiam ter aproveitado melhor esse tempo e apresentadores frustrados por não atingir seu público da forma que gostariam. É o que os consultores de negócio chamam de “morte por PowerPoint”.

Um dos motivos para que a maioria das pessoas criem apresentações tão chatas é que todos nós somos vítimas, todos assistimos muitas apresentações chatas feitas da mesma forma e acabamos incorporando que essa é a forma normal de se fazer uma apresentação. Slides precisam de muitos bullet points e todos os espaços do slide precisam estar preenchidos.

Para acabar com o domínio das apresentações maçantes tem surgido no mercado muitas empresas especializadas em criar boas apresentações de slides. Além do surgimento de livros e cursos sobre o assunto. Conheça algumas dicas do consultor Garr Reynolds para melhorar a preparação dos slides para as próximas apresentações em que você será aplaudido de verdade.

"Powerpoint"

Não transforme seus slides em um documento : documentos são criados com editores de textos, diagramas e planilhas e precisam conter o máximo de conteúdo e dados sobre o tema que aborda, principalmente porque você não vai estar lá na hora que as pessoas abrirem o documento. Ao contrário de um arquivo de slides, que devem servir para complementar o que você está dizendo. A maior parte do conteúdo de sua apresentação deve sair de sua boca.

As pessoas têm dificuldade de prestar atenção em alguém falando ao mesmo tempo que tentam ler. Se sua apresentação não for para um grupo de analfabetos ou deficientes visuais, não crie uma apresentação com slides que você vai ficar lendo o tempo todo. Se a maior parte das pessoas sabe e consegue ler, elas vão ficar se perguntando porque você simplesmente não disponibilizou os slides para elas lerem em casa.

Slides devem complementar a sua performance. Não use muito texto, porque você não quer que a tela do projetor tome a atenção que precisa estar dirigida a você. Se existe uma quantidade grande de texto que você acha importante passar para as pessoas, crie um documento para entregar depois da apresentação.

Imagens são mais fortes que palavras - crie uma apresentação só usando palavras e templates padrão se seu objetivo é criar uma apresentação que vai ser esquecida cinco minutos depois. Uma imagem pode provocar emoções e impactar sua audiência mesmo que você não chame a atenção do público para aquela imagem.

Mas é importante escolher bem imagens, que ajudem a reforçar o que está sendo dito. Utilizar imagens não muito óbvias e clichês ajudam a estimular mais ainda seu público a prestar atenção, a aguçar sua curiosidade para descobrir qual a relação daquela imagem com o tema exposto. E boas imagens ajudam a grudar a sua apresentação na memória das pessoas.

Histórias são mais fortes que um monte de dados - nosso primeiro impulso quando precisamos apresentar algo é reunir todos os dados e pensar em como transformá-los em itens posicionados nos slides. Mas imagine como seria chato um documentário que só joga os dados na sua cara. Se você quer que a sua mensagem seja lembrada, você precisa contar histórias.

Histórias que ajudam a ilustrar o que você está tentando passar criam um maior envolvimento com seu público e são mais memoráveis. Histórias reais tem mais impacto mas você também pode criar pequenas ficções que ajudem a mostrar seus argumentos.

Corte o desnecessário - quanto mais elementos existirem em um slide, maior a probabilidade dos olhos de seu público se perderem na superfície do slide, sem saber para onde deveriam olhar. Mantenha seus slides simples, com o mínimo de texto necessário, sem logotipos sem necessidade, sem exagerar nas imagens e gráficos. Ao usar gráficos, evite efeitos 3D. E não utilize transições cheias de efeitos entre os slides.

Manter seus slides simples vai deixá-los com uma cara um pouco mais profissional, principalmente se você não é um designer.

Encontre o ponto principal de sua apresentação - a maior parte de tudo o que você disser em sua apresentação vai ser esquecido por sua platéia, pouco tempo depois. Mas deve existir uma razão para essa apresentação, e para atingir seu objetivo deve existir uma mensagem principal que você quer passar.

Antes de abrir seu PowerPoint (ou qualquer outro software que utilize para criar slides), descubra qual sua mensagem principal e comece a estruturar no papel um planejamento que o ajude a construir uma apresentação que tenha essa mensagem como coluna vertebral. Tudo que você adicionar vão ser mais argumentos para essa mensagem. É essa mensagem que você quer que as pessoas se lembrem dias depois de ver sua apresentação.

Essas e outras dicas de como melhorar suas apresentações de slides você encontra no livro “Presentation Zen” de Garr Reynolds.

Ilustração: Justin Davis e Phil Jones

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn