Empresas sem chefes

"Gerentes"

A razão número 1 para as pessoas largarem seus empregos não é o salário ou melhores oportunidades, mas uma relação ruim com seu chefe. Foi isso que revelou uma pesquisa com mais de um milhão de trabalhadores nos Estados Unidos, realizada pelo instituto Gallup. Seu chefe é uma pessoa que influencia diretamente sua carreira a curto prazo e com quem você precisa saber conviver por muitas horas de sua vida.

Mesmo que não seja o principal motivo que você considera ao trocar de emprego, você provavelmente já teve alguns chefes que tornavam seu dia mais difícil e sonhou com um mundo em que não existisse chefe. Pois algumas empresas da área de tecnologia estão tentando nos últimos anos criar ambientes de trabalho sem gerentes.

Não ter gerentes significa que não existem pessoas na empresa cuja função é dizer aos outros o que elas devem fazer, e deixar cada funcionário responsável por decidir como investir seu próprio tempo. Mas e as outras funções dos gerentes além de distribuir tarefas? “O papel do gerenciamento fica dividido entre todos os funcionários e algumas ferramentas internas que servem para manter todos a par sobre todos os projetos” é a fórmula que o Github, empresa de tecnologia com mais de 100 funcionários, usa para não precisar de gerentes.

Outro problema de possuir vários níveis de hierarquia na empresa são os jogos de poder e politicagem que acontecem nos bastidores. “Em 2013 nós crescemos para 60 pessoas, com 7 gerentes e 4 executivos. Conforme adicionávamos mais gente notamos algo desconcertante: boatos, politicagem e reclamações começaram a surgir” é o que conta Ryan Carson da Treehouse, empresa de treinamento na web, sobre sua decisão de remover os gerentes.

Sem os gerentes para dizer o que devem fazer, os funcionários dessas empresas é que devem bolar os projetos a realizar e tentar criar equipes para realizá-los. Sem gerentes para dar os aumentos de salário, essas empresas usam a opinião de seus colegas sobre sua performance para saber o quanto você vale para a empresa.

Esta forma de trabalhar sem chefes não é para qualquer um, pois muitas pessoas não estão acostumadas ou não querem trabalhar com tanta liberdade. Além disso, sua empresa pode levar muito mais tempo para descobrir quem são os funcionários que tem uma performance abaixo do esperado. De acordo com Gabe Newell, CEO da gigante de games Valve, sobre um funcionário que tomou várias decisões ruins em um de seus produtos: “não temos um sistema de monitoramento durante o processo, então levamos 6 meses a mais do que deveria para descobrir isso.”

Você e sua empresa estão prontos para um mundo sem chefes? Ou isso só vai ser possível para um perfil específico de empresas?

Foto: cena do filme Nascido para Matar de Stanley Kubrick

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn