Bikeshedding: detalhes bobos que tomam o tempo de suas reuniões e discussões

"Bicicletário"

Muitas empresas sofrem de um mal que pode custar muito caro: excesso de reuniões. Elas podem existir para tornar a gestão mais democrática dentro da empresa. Ou podem existir porque existem membros de sua equipe que são profissionais de reunião, eles precisam de reuniões para mostrar para seus gestores que estão fazendo algo. Pode ser por um bom ou mau motivo, o fato é que reuniões de mais tomam o tempo em que seu time poderia estar produzindo ou vendendo. Muitas vezes se seu time não estivesse fazendo nada, só navegando na internet, já seria melhor do que em uma reunião inútil.

Um fenômeno que faz com que reuniões tomem mais tempo do que deveriam é o bikeshedding. Este conceito recebeu o nome depois de um famoso livro escrito por Cyril Northcote Parkinson, e por isso também é conhecido como a Lei da Trivialidade de Parkinson. A lei da trivialidade é simples de entender, pelo exemplo dado pelo próprio autor.

Imagine uma reunião que precisa de cuidar de várias pautas em um dia. A primeira pauta do dia está relacionada a um contrato de 10 milhões para construir um reator nuclear. Como o valor é muito alto, o cálculo de custos é muito complicado, a maioria das pessoas não entende de reatores nucleares, esse item da pauta é aprovado rapidamente. As pessoas que não entendem de investimentos em reatores nucleares simplesmente assumem que os outros que entendem sabem o que estão fazendo.

A segunda pauta do dia é a construção de um bicicletário (bike-shed em inglês, e daí o nome bikeshedding) que vai custar em torno de 300 reais. Muito mais gente entende de bicicletário e por isso muito mais gente vai querer dar palpite neste item. Seja por um impulso psicológico de mostrar que precisam contribuir na reunião ou por ter uma opinião muito forte sobre materiais usados para se construir um bicicletário, várias pessoas vão querer participar desta parte da reunião. Algumas das pessoas vão se agarrar aos detalhes mais inúteis para mostrar que estão contribuindo na reunião.

No final, uma questão que não tem muito impacto nos custos da empresa toma muito mais tempo do que deveria, enquanto uma mais importante acaba passando sem dificuldades.

Agora você já deve ter reconhecido esta situação no seu dia a dia, tanto em reuniões quanto em discussões por e-mail. E o melhor remédio para bikeshedding é reconhecer quando está ocorendo e tentar direcionar as outras pessoas para outras questões que realmente valham mais do que o tempo que todos estão perdendo decidindo a cor do bicicletário.

*Foto: kaleissin (Flickr) *

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn