Foco e a armadilha de se manter ocupado

"Foco e atenção"

Já tentou se concentrar em 2 coisas ao mesmo tempo? Algo como bolar uma música ao mesmo tempo em que pensa em uma ideia para uma nova empresa? Se concentrar em uma e depois na outra é fácil, mas conscientemente, simultaneamente, parece ser impossível. É como se nosso cérebro fosse uma rua em que apenas um veículo pode passar de cada vez.

Um segundo desafio: você conseguiria escrever seu melhor texto ou criar seu melhor desenho, se forçando a não concentrar sua atenção no que está fazendo? Assumindo que fosse realmente possível desligar nossa atenção desse jeito, não parece que o resultado poderia ser o melhor trabalho possível. E caso o resultado fosse bom, iria parecer mais um fruto do acaso, um acidente que não foi gerado pelo seu esforço.

Apesar disso, as pessoas se orgulham de serem multi-tarefas, de executar várias coisas ao mesmo tempo. E trabalhar dessa forma pode funcionar na maioria das vezes, porque muito do que precisamos fazer no dia a dia não exige um nível muito alto de capricho ou esforço. Mas conforme vamos ficando mais ocupados, as tarefas que precisam de mais atenção acabam se acumulando e se atropelando. O resultado disso é que começamos a sentir que nosso trabalho está com uma qualidade abaixo do esperado.

E isso não se aplica apenas a pequenas tarefas. A falta de foco pode afetar muito o desempenho de sua equipe de trabalho, sua empresa (ou empresas, o que já pode ser uma das causas da falta de foco). O número de projetos aceitos, o número de clientes ativos, a variedade de produtos que disponibiliza no catálogo, tudo isso pode afetar a qualidade da execução de sua empresa.

Como você já deve saber, melhorar os processos e produtos de uma empresa não é uma tarefa fácil. É algo que exige toda a potência do seu cérebro, e resolver só “mais ou menos” pode ser a diferença entre o sucesso nos negócios e ser ultrapassado pelos concorrentes. E o foco é um acelerador desse processo.

Quando muita coisa começa a se acumular, você começa a deixar de lado algumas dessas pendências. É nessas horas que surgem muitos desses problemas que vemos principalmente em empresas grandes. Quando você recebe um atendimento terrível ou um produto com qualidade bem abaixo do esperado de uma gigante multinacional e fica se perguntando como uma empresa com tanto dinheiro não enxergou isso, pode ter a certeza de que essa miopia é causada pela falta de foco, ou um foco que foi direcionado para outro lugar.

Foco não significa ficar em cima de um problema 100% do tempo, mas sim poder dar a atenção especial para essa questão em algum momento. Para isso é importante que você consiga reservar esse tempo para poder pensar, o que vai contra nossa tendência natural de tentar ocupar todo o nosso tempo com mais e mais tarefas. Nos entupimos de coisas para fazer porque isso nos dá a impressão de que nossas ações estão gerando progresso, mas isso mata o respiro que sua cabeça precisa para mastigar, digerir as ideias e gerar aquela super solução que vai fazer a diferença para seu negócio.

O foco é o principal ingrediente de uma estratégia. A estratégia é feita de saber o que é importante para sua empresa, definir aonde devem estar sintonizadas as sinapses de seus colaboradores. Como fez Steve Jobs quando retornou à Apple em 1997 e ao tirar de linha 70% dos produtos fez com que a empresa pudesse focar na qualidade e se transformasse na empresa que conhecemos hoje.

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn