As vantagens de um sócio programador

"Sócio programador"

O André Barro da Badabum, escreveu este post bem legal sobre Como criar uma startup sem desenvolvedor, em que analisa as possibilidades para quem tem esse problema (aprender a programar, arrumar um programador como sócio ou contratar uma agência). Ele conclui contando a experiência deles até escolherem a terceira opção, de contratar uma agência, e parece que estão bem satisfeitos com o resultado.

Este não é um tema muito comum neste blog, mas como desenvolvedor queria colaborar com a minha perspectiva. Vou falar um pouco sobre a opção de ter um programador como co-fundador de sua empresa e as vantagens e desvantagens de escolher esta forma de trabalho ao invés de contratar uma agência.

Antes de decidir se você precisa de um sócio desenvolvedor, você precisa entender a importância que tecnologia vai ter para sua empresa. Ela é só um elemento para cortar custos, melhorar performance ou ela tem importância central? Para muitas empresas, tecnologia é uma ferramenta muito útil, mas não necessariamente essencial. Se for essencial, se for decisiva para o sucesso de sua empresa, é melhor você pensar em arrumar um sócio programador.

É importante também saber se a tecnologia de que você vai precisar pode ser comprada pronta (ou mais ou menos pronta). Uma empresa que vende fraldas pela internet pode achar que a tecnologia é essencial para seu negócio, mas existem várias empresas que fornecem lojas virtuais prontas, e assim o vendedor de fraldas pode se concentrar no lado comercial ao invés de esquentar a cabeça pensando em software. Além disso, sistemas mais comuns são mais fáceis para uma agência ou freelancer construirem, e nesse caso um sócio programador não seria tão útil.

Mesmo sabendo que o software que sua empresa precisa vai ser essencial e não muito comum, você pode ainda estar em dúvida entre um sócio e uma agência. Mais alguns fatores a se considerar:

  • ** Escopo ** : Ao contratar uma agência ou um freelancer, uma das primeiras coisas que vão te pedir é uma definição de escopo, saber o que o software precisa ter para saber quando é que ele pode ser considerado pronto. Eles precisam disso para estimar o tempo que o projeto vai levar, definir um preço e para que você não abuse da boa vontade deles. Se você no meio do caminho descobrir ou lembrar que precisa de algumas coisas a mais, vai precisar renegociar. Seu sócio vai ter mais interesse em permitir que você acrescente funcionalidades extras porque o maior interesse dele é que sua empresa dê certo, não cumprir um contrato de escopo.

  • ** Velocidade **: Assumindo que você contrataria uma boa agência ou freelancer, é mais provável que eles levariam mais tempo que seu sócio programador. Não porque seu sócio seja muito rápido na hora de digitar, mas porque a agência vai sentir a necessidade de caprichar demais só porque você é um cliente dela. Seu sócio pode tomar algumas decisões como construir uma solução que não seja perfeita, mas que ele sabe que pode ser usada pela sua empresa atualmente e que no futuro ele vai ter tempo (e ajuda) para melhorar. A agência não tem essa escolha, ela vai querer aparar todas as arestas porque a reputação dela depende disso.

  • ** Inovação **: Seu sócio vai estar sempre pensando em outras formas de usar tecnologia para melhorar seu negócio, formas que você nem teria pensado por não entender tanto de computadores. Ele vai ter uma ideia melhor de custo e tempo para novos projetos que vocês precisem. A agência pode até tentar te vender novos projetos, mas ela não vai entender tanto suas necessidades quanto um sócio.

  • ** Evolução **: Para empresas em que tecnologia é essencial, é muito comum que o software precise evoluir, ganhar novas funcionalidades, ser ajustado para mudanças no negócio. Mas pode acontecer de você não conseguir contratar a mesma agência que construiu seu software para fazer novas mudanças, e isso pode acontecer por vários motivos, como uma demanda muito alta, um aumento de preço ou a agência pode ter fechado. Nisso você vai perder um tempo procurando outra agência ou desenvolvedor para realizar as mudanças, o que já é uma dor de cabeça. E esses caras novos vão gastar um tempo tentando entender o que a agência anterior fez antes de começar a trabalhar de fato. Seu sócio vai estar disponível para sua empresa e ele já conhece seu sistema.

É claro que a maior dificuldade é recrutar um sócio, mas entender as vantagens de ter alguém assim no seu time pode te ajudar a saber o quanto de esforço você deve investir nesta opção. A maior dificuldade no Brasil é que ainda não temos uma cultura tão forte de startups entre programadores. A maioria dos desenvolvedores não sabe o que é equity ou vesting e não vêem muita vantagem nisso em comparação a ganhar um confortável salário em uma das grandes consultorias que sempre tem vagas abertas. É seu trabalho saber vender sua empresa para convencer um programador de que vai valer a pena e de que ele não está apenas sendo recrutado dessa forma para ser mão de obra barata para o começo da empresa.

Recomendo a leitura do artigo da Badabum e também que conheçam o produto deles que eu não conhecia. Eles oferecem uma ferramenta para criação de sites que pode ser útil para pequenas empresas que gostariam de ter um belo site mas não entendem de webdesign ou HTML 5 e acham muito caro e complicado contratar alguém para fazê-lo.

**Photo by Waag Society **

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn