Demitir vendedor que não bate metas

"Você está demitido"

A meta de venda é o mecanismo que a empresa utiliza para incentivar o vendedor a trazer mais receita. E quando o vendedor não consegue atingir essas metas, o gerente comercial precisa se perguntar até quando tolerar uma performance abaixo da esperada e quando desligar o profissional da equipe.

Simplesmente demitir por não atingir metas pode fazer com que se perca vendedores que não estão passando por um bom momento, ou perder a chance de descobrir porque essas vendas não estão acontecendo e ajustar todo o time com base nesse feedback.

O vendedor não atingir metas quando ainda está começando na empresa, ou está lidando com um produto novo, é normal e deve ser tolerado por algum tempo. E para avaliar quanto tempo é razoável, é preciso olhar para os outros vendedores que estão conseguindo bater as metas. Se os outros levaram em média 3 meses para começar a vender bem, é esperado que mais ou menos nesse tempo o vendedor consiga reverter o quadro.

Mesmo assim, pode valer a pena sentar com o vendedor e tentar avaliar quais são os problemas, porque ele não está conseguindo vender. Essa avaliação pode ser útil não só para o vendedor, que pode descobrir onde está errando e se corrigir, mas também para a empresa, que pode aprender de alguém que está no campo de batalha alguns problemas que podem ser encontrados pelos vendedores e incorporar isso no treinamento e orientação do resto da equipe.

Se mesmo com essa avaliação nada mudar, talvez seja melhor para ambas as partes que o vendedor seja desligado. Se ele não está funcionando na empresa atual, talvez na próxima ele se adapte melhor e tenha até mais sucesso financeiro.

Claro que estamos falando das metas estritas, que definem o nível de resultado que o vendedor precisa atingir para que valha a pena para a empresa tê-lo em sua equipe, ou seja, o vendedor se paga. Metas utilizadas para criar crescimento, que normalmente são baseadas em resultados bem acima da média, com pagamento de comissões bem melhores, podem não ser atingidas simplesmente por não serem realistas. E isso se corrige com um ajuste dessas metas, não com demissões.

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn