Prioridades em sua empresa: não faça como os políticos

"Debate entre políticos"

Em época de eleições, os candidatos prometem investir em todas as áreas que tem alguma importância para a população. Saúde? Vamos melhorar. Segurança? Aumentar o investimento. Educação? Vai ser o foco nos próximos anos.

Mas recursos são limitados, tanto financeiros quanto recursos humanos e principalmente foco. Você nunca vai ver um candidato respondendo que vai priorizar uma área então as outras vão perder um pouco com isso. Isso o faria perder votos, e é facilmente contornável simplesmente prometendo que todas as áreas vão ter prioridade em seu governo.

Mas em sua empresa você não precisa se preocupar com votos e pode ser aberto sobre prioridades. Definindo e deixando clara a prioridade de sua equipe, você não só vai multiplicar a eficiência de seu time, como vai tornar mais fácil para você a tomada de decisões.

Definir prioridades é decidir que um objetivo é mais importante do que outro. Por exemplo, entre clientes grandes que pagam mais ou clientes menores em maior quantidade, você precisa escolher qual é o mais importante, em qual você vai focar mais recursos e foco. Você não pode dar uma de político e dizer que os dois são importantes. Seus recursos são limitados.

Deixar as prioridades bem claras para sua equipe também é importante. Isso dá mais autonomia para os membros de seu time que não precisam de você para todas as decisões. Seu gerente de contas deveria focar mais na qualidade do serviço que vocês estão entregando, e gastar mais horas elaborando os materiais a entregar para cada cliente, ou a quantidade de clientes atendidos é mais importante, mesmo que isso possa passar uma imagem ruim de sua empresa para alguns deles? Você não pode fazer como os políticos e decidir que os dois são importantes.

É claro que decidir suas prioridades não vai definir se sua empresa vai ou não alcançar o sucesso em seu mercado. As prioridades são apenas o ingrediente principal de sua estratégia. Assim como nas eleições, você precisa pensar bem antes de escolher suas prioridades.

Photo by saumag

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn