Uma landing page não é um bom MVP

"Feedback"

MVP (sigla em inglês para “produto mínimo viável”) já se tornou um termo obrigatório no dicionário de quem acompanha o mundo das startups, e sonha em criar uma empresa inovadora. A ideia é simples: lançar uma versão do produto que tenha o mínimo de características para receber feedback do mercado. É uma forma de testar a temperatura das águas antes de colocar o corpo inteiro na banheira.

Ao colocar um MVP no ar, ao invés de esperar até ter um produto completo com todas as características possíveis, você passa a receber feedback do mercado, que pode ser em número de usuários, faturamento ou literalmente opiniões de pessoas. Essas informações podem te ajudar a criar o produto que o mercado realmente quer, que pode ser bem diferente do produto completo que você tinha em mente antes do MVP. Lançar um MVP é uma estratégia de desenvolvimento de produtos e de gerenciamento de riscos.

Portanto, o mais importante em um MVP é que ele seja uma ferramenta para o aprendizado sobre o mercado.

Uma das formas mais conhecidas de MVP consiste em colocar na internet uma página, uma landing page, oferecendo o produto como se ele já existisse ou estivesse em desenvolvimento. Normalmente essa página vai pedir que a pessoa interessada forneça dados de contato, como e-mail ou telefone. Se muitas pessoas fornecerem dados de contato, isso indica interesse do mercado e inicia-se então o desenvolvimento do produto.

Esta estratégia é muito usada pelo baixo custo e fácil execução, mas ela é muito limitada. O problema de se usar apenas uma landing page como MVP está na qualidade do feedback. Se tudo der certo e várias pessoas que acessarem a página fornecerem seus endereços de e-mails, você aprendeu que existe interesse do mercado e pode até entrar em contato com essas pessoas para saber mais. Mas em caso contrário, com poucos indicadores de interesse, você pode afirmar que a ideia é ruim?

Com uma landing page você só vai enxergar o feedback positivo, pois no máximo só vai poder falar com quem entendeu sua ideia e teve interesse. Mas é importante entender a perspectiva das pessoas que estão no seu mercado alvo mas que não demonstraram interesse. O feedback dessas pessoas pode fazer muito diferença, pois talvez com alguns poucos ajustes, seu produto poderia se tornar muito mais interessante. A estratégia da landing page ignora a existência dessas opiniões.

O baixo interesse pode ter sido resultado da qualidade do marketing que você aplicou a landing page. Talvez você não tenha escolhido as palavras certas, talvez tenha anunciado em canais que não eram os melhores. Talvez não tenha se esforçado o suficiente nessa parte, achando que era só colocar a página no ar, comprar uns anúncios e rezar. A estratégia da landing page assume que sua landing page é muito bem executada e divulgada.

Além disso, se você só levar em conta o número de pessoas que forneceram seus dados de contato, sem fazer uma pesquisa qualitativa entrando em contato com algumas dessas pessoas antes de investir mais no produto, pode se decepcionar com o resultado quando o produto estiver pronto. As pessoas fornecem dados de contato sem pensar muito, porque isso não custa nada para elas, e elas entendem que não tem nenhum compromisso em adquirir seu produto depois. A estratégia da landing page mede a curiosidade descompromissada que as pessoas tem sobre sua visão de produto.

Claro que muitos desses problemas podem se apresentar mesmo se você tiver um produto pronto e a landing page não for a única coisa que a empresa pode oferecer a um cliente. Mas a facilidade dessa estratégia tende a fazer com que as pessoas que a executam não insistam muito nas ideias, lançando vários sites com ideias inexistentes até que uma delas se viralize, desperdiçando tempo e boas ideias que poderiam se tornar bons negócios com um pouco mais de insistência.

O melhor MVP é o que já pode ser vendido e gerar receita, porque as pessoas podem fornecer e-mails para qualquer um, mas dificilmente vão mentir usando suas carteiras. O ato de ter que pagar pelo seu produto as torna mais comprometidas com a experiência, e com isso aumenta a tendência de feedbacks mais úteis.

O mais importante em um MVP é que ele te ajude a entender o que o cliente quer. Uma landing page só te ajuda a saber se o cliente quer aquilo que você descreveu em uma página da internet.

Compartilhe:

compartilhe no Facebook compartilhe no Twitter compartilhe no LinkedIn