Atendimento ao cliente como diferencial

"Bom atendimento"

O atendimento ruim ou pouco satisfatório é muito comum no relacionamento entre clientes e empresas no Brasil. Você nem precisa olhar para o número de reclamações no Procon ou no site ReclameAqui direcionadas para empresas de telecomunicações, varejo e bancos. Todo mundo tem uma história de atendimento ruim para contar.

É como se existisse uma cultura de descaso com os clientes. Essas empresas, do setor público e privado, mesmo quando tem os recursos e reconhecem os problemas, nada fazem para melhorar seus serviços. Talvez porque os lucros imediatos façam com que os gestores dessas empresas não vejam a qualidade baixa do atendimento como um problema, colocando outos investimentos como prioridade. Com isso, os consumidores aprenderam que uma empresa grande não é sinônimo de bom atendimento.

Muitos consumidores valorizam um bom atendimento e sua empresa pode se aproveitar disso. No meio de tanta frustração com outras empresas com quem tem que lidar, uma empresa que tenha como diferencial um bom atendimento é um oásis com piscina e coquetéis no meio do deserto. E esse é um diferencial que depende muito mais da mentalidade em priorizar a satisfação dos clientes, do que investimento em dinheiro. Mesmo em uma pequena empresa você pode deslumbrar seus clientes se você sempre se perguntar: como eu gostaria de ser atendido neste caso?

O exemplo mais conhecido de empresa que valoriza o atendimento ao cliente é a Zappos, empresa comprada pela Amazon em 2009 por mais de 1 bilhão de dólares. A empresa que vendia calçados online ficou muito conhecida por ter uma cultura de priorizar o atendimento ao cliente, como narrado no livro que conta sua história, “Delivering Happiness”, de Tony Hsieh. Em uma ocasião, funcionarios da Zappos enviaram flores para confortar uma cliente que passava por problemas de saúde, o tipo de atenção que ninguém espera de uma empresa que fatura mais de 1 bilhão de dólares.

Um bom atendimento é um investimento na fidelização de clientes e construção de uma marca mais forte à longo prazo. É o que ajuda a criar propagando boca a boca, indicações que criam novos negócios. E uma empresa que cria esse tipo de confiança é sempre um motivo de orgulho para todos que participam de seu dia a dia.

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