CRM para pequenas empresas

Você tem uma pequena ou micro empresa e já ouviu falar de CRM (Customer Relationship Management - em português, Gestão de Relacionamento com Clientes), e sempre quis entender melhor se este tipo de solução pode te ajudar a melhorar sua empresa. Mas todos os materiais sobre softwares de CRM que caem em suas mãos parecem não ter sido escritos para seu tipo de empresa.

Como remunerar vendedores - Parte 2

É notório que o Brasil possui uma das mais complexas leis trabalhistas do mundo e que esta encarece substancialmente o custo de empregar alguém.

Uma conta de padaria diria que seguindo a CLT um empregado custa entre 1,4 e 2,2 vezes o seu salário nominal à empresa. Para diminuir estes custos, muitas empresas contratam funcionários como pessoas jurídicas ou, no caso de vendedores, como representantes comerciais.

Como remunerar vendedores - Parte 1

Uma das maiores dificuldades na gestão da força de vendas é ajustar a remuneração variável.

A forma mais conhecida é um percentual de comissionamento sobre o valor da venda. É fácil entendermos como a mais justa para ambos os lados. Mas estaria isto correto?

Se falamos de uma venda de sapatos, até faz sentido. Quem mais atender os clientes, vai obter uma melhor remuneração.

Atendimento ao cliente - 4 coisas que não deveriam acontecer mais

O atendimento ao cliente, desde a prospecção ao pós venda, é o principal fator para fidelizar um cliente, a menos que você não tenha muita concorrência. E mesmo que o mantra “o cliente tem sempre a razão” seja repetido a exaustão, muitas empresas parecem se esforçar para não atender bem. Aqui vai uma lista de coisas que deveriam ser erradicadas nos atendimentos pelas empresas.