E-mail e produtividade não precisam ser inimigos

"Caixa de e-mails"

A internet mudou nossa forma de trabalhar. Hoje muitas pessoas se queixam de perder muito tempo de seus dias enviando e recebendo e-mails, até o ponto em que algumas desistem de olhar tudo que chega em sua caixa de entrada.

Antes que inventem o cargo de Analista de Correio Eletrônico, você pode, com alguma disciplina, dar conta da enxurrada de e-mails que chegam em sua caixa de entrada, utilizando algumas ferramentas e dicas de produtividade.

Sistema online grátis para cadastro de clientes

Toda empresa precisa de clientes e, por consequência, precisa de alguma solução para cadastrar seus clientes. Mesmo que você ainda utilize arquivos físicos, com pastas de plástico e papel, um software para cadastro de contatos pode ser muito útil e simplificar seu dia a dia.

Divisão de tarefas na empresa sem enrolação

"Post-its"

Você não pode fazer tudo sozinho. Você não deve querer fazer tudo sozinho. Mas distribuir tarefas entre os colaboradores de sua empresa também é uma tarefa difícil de se fazer sozinho, e que se não for bem feita pode afetar sua produtividade ou deixar sua equipe insatisfeita. Aqui nós mostramos que você não precisa bancar o ditador, nem sortear as tarefas a serem realizadas e ainda contar com a ajuda de seus colegas para isso.

Produtividade ninja usando o método GTD

Quando temos muito a fazer, seja em nossas vidas pessoais ou profissionais, nossos cérebros ficam a todo momento revisitando tudo que nossa memória consegue segurar, porque você não quer se esquecer de ligar para o seu fornecedor, precisa pensar na apresentação que dará em uma semana, precisa reservar o hotel e falar com sua esposa sobre a viagem de férias. E tudo isso ao mesmo tempo em que você já está executando alguma dessas tarefas. Todo esse esforço gera estresse, e diminui sua produtividade, que seria muito maior se você estivesse mais presente no momento, dedicando todo seu poder de CPU para executar a tarefa atual. Essa é a ideia central do método descrito por David Allen em seu livro Getting Things Done (em português com o título “A arte de fazer acontecer”), mais conhecido pela sigla GTD.