Cold calls: gerando lucro com ligações a desconhecidos

Em vendas, cold calling (ou fazer chamadas a frio em português) é uma atividade pouco valorizada e apreciada. Uma cold call é um contato com o objetivo de venda (em geral por telefone) feito a alguém com quem não se teve um contato prévio, uma troca de cartões ou uma referência de outro contato. Esse método de venda sempre nos tráz a lembrança de vendedores chatos de telemarketing que não param de nos ligar em momentos inoportunos para nos oferecer algo que não queremos.

"Chamada a frio"

A alta taxa de rejeições que uma pessoa recebe ao seguir este tipo de abordagem faz com que muitos vendedores não se aprimorem em cold calling.

Receita de produtividade: a técnica Pomodoro

Os maiores inimigos de nossa produtividade normalmente somos nós mesmos, quando não conseguimos nos concentrar no trabalho, ou nossos colegas ou clientes, que aparecem para falar conosco bem no momento em que estamos conseguindo nos concentrar. Para combater esse problema, na década de 80, Francesco Cirillo criou uma técnica muito simples de produtividade chamada de técnica Pomodoro.

O nome da técnica vem do fato da principal ferramenta usada nesta técnica ser um timer de cozinha, e o autor da técnica ter utilizado um timer que tem o formato de um tomate (pomodoro em italiano). Veja abaixo a receita para que você também possa começar a utilizar essa técnica.

"Pomodoro"

CRM para leigos

"Bixigas"

Eu tenho uma priminha pequena chamada Julia, cuja idade não sei exatamente, ainda no tempo de brincar de boneca e fazer muitas perguntas. Um dia eu estava trabalhando e ela queria saber o que eu fazia. Tentei dar uma resposta curta, mas como toda criança curiosa normal, ela continuou fazendo perguntas em cima das respostas anteriores. Tomei então o desafio de explicar pra ela o que é um CRM. Um desafio não tão simples, já que é algo que muitos adultos que não brincam de bonecas tem dificuldade para entender.

Sua empresa nas redes sociais: armadilhas a evitar

"As redes sociais"

Você criou um Twitter e um Facebook para sua empresa, assim que leu diversos blogs e revistas lhe dizendo o como é importante que sua empresa utilize as redes sociais. Você criou até um canal no Youtube e um Pinterest. Frustrado depois de alguns dias sem sucesso e ler mais algumas dezenas de artigos dizendo a mesma coisa sobre as redes sociais, você acabou caindo aqui. Mas eu não vou te dizer como as redes sociais vão aumentar em 300% seus negócios. Estou aqui para falar sobre as armadilhas que você pode evitar para ser mais realista em relação a seu investimento em redes sociais.

Técnicas de negociação ilustradas

Saber negociar não é uma habilidade útil apenas para vendedores e tomadores de decisão. Estamos a toda hora negociando, mesmo em nossas vidas pessoais. E algo que poucas pessoas entendem é que uma negociação não é um sucesso quando conseguimos tudo o que queremos, deixando o outro lado da mesa derrotado. Uma negociação só é um sucesso quando todas as partes envolvidas sentem que seu resultado foi justo. Afinal, seu assunto com aquelas pessoas ou organizações sentadas a mesa de negociação não acaba ali.

O livro “Como chegar ao sim” (em inglês “Getting to yes” dos autores Roger Fisher e William Ury) é considerado um clássico sobre o assunto