Crie uma missão para sua empresa que importe de verdade

"Missão da empresa"

A missão da empresa é aquele pequeno texto que tenta traduzir o propósito da existência da empresa, dos valores e objetivos partilhados por aquele grupo de pessoas que se uniu sob um só CNPJ. A verdade é que se fossem sinceras, a maioria das empresas preencheria a missão com uma frase como “quero ganhar dinheiro”, mas como é uma lição de casa obrigatória para que se sintam empresas de verdade, acabam escrevendo umas três frases cheias de clichês, da empresa que quer prover o melhor serviço e ser líder no mercado.

O que é uma empresa objetiva?

"Objetivos"

Sempre falamos aqui da empresa objetiva, mas este não é exatamente um conceito que você vai encontrar em livros didáticos de administração. O próprio significado do termo é isso, objetivo: uma empresa que não perde tempo com enrolação, dá prioridade para tudo que possa lhe ajudar a entregar mais valor a seus clientes e colaboradores. A empresa objetiva sabe que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo e por isso precisa priorizar ações que ajudem a atender melhor seus clientes ou diminuir seus custos.

Esses valores se refletem em todas as áreas da empresa, desde a forma como contratam e tentam formar sua cultura, até o marketing e atendimento ao cliente. Para não tornar este artigo muito longo, vamos nos concentrar em como a empresa objetiva toma a decisão na hora de escolher um software.

A reclamação de 4 milhões de dólares

"Telefone"

Esta é a história real de como uma ligação de reclamação vinda de um cliente resultou em um contrato de 4 milhões para essa empresa. Ron Burley era o CEO de uma empresa que ele mesmo fundou, chamada Broadcast Software, que até hoje atua no ramo de software para estações de rádio. Na época em que a história se passou a empresa era pequena, com 16 funcionários, e Ron é o tipo de CEO que gosta de botar a mão na massa e se necessário conversa diretamente com seus clientes. Ele estava preocupado em fazer a empresa crescer, mas o estouro da primeira bolha da internet fez com que todos os possíveis investidores sumissem de vista.

CRM: dificuldades na implantação

"Obstáculos"

Sistemas de gestão de relacionamento com clientes (ou CRM) ficaram famosos nas décadas passadas por altas taxas de projetos que não deram certo, em parte pela natureza da solução e em parte pela falta de maturidade das soluções que existiam na época. Mas em uma época em que é importante ter um foco especial em nossos clientes, para não perdê-los para a concorrência, você já pesquisou e sabe a diferença que um sistema de CRM pode fazer em sua empresa.

Como escapar de truques sujos em negociações

Já falamos aqui sobre técnicas de negociação do livro “Como chegar ao sim”, de Roger Fisher e William Ury. São técnicas estudadas no ambiente acadêmico, direcionadas para aumentar as chances das partes envolvidas entrarem em um acordo em uma negociação. Mas e quando uma das partes envolvidas usa algum truque sujo ou tática psicológica para tentar aumentar sua chance de sair com alguma vantagem na disputa?

De acordo com os autores do livro, a melhor estratégia nesses casos é deixar os outros participantes da negociação saberem que você reconheceu algum desses truques sujos, mas sem fazer acusações, sem deixá-los na defensiva, deixando claro que você está interessado em continuar discutindo a questão em jogo de forma racional e baseada em princípios. É claro que o número de táticas sujas de negociação é infinito, mas existem algumas clássicas que costumam ser mais usadas.