6 erros de e-mail marketing que você pode evitar

"E-mail"

Então você ouviu falar que e-mail marketing é uma ótima solução para alcançar novos clientes e resolveu apostar nesta modalidade de divulgação. Você pega sua lista de e-mails, seu editor de texto e uma xícara de café e está pronto para escrever a primeira mensagem da campanha que vai gerar tanto lucro que você vai poder comprar um robô que faça seu café.

Mas mesmo que pareça fácil, não é só mandar um monte de e-mails e contar até 10 para que a tsunami de pedidos comece a chegar. Isso é uma atividade que demanda tempo e planejamento. Você pode perder dinheiro, pode perder clientes e pode perder reputação se fizer seu e-mail marketing de qualquer jeito. Além disso, os e-mails de sua empresa podem ir parar nas listas negras de spam, que significa que seu esforço de e-mail marketing vai começar a perder o valor porque seus e-mails vão parar de chegar aos destinatários.

Melhores funcionários para uma pequena empresa

"Trabalho em equipe"

Pequenas e micro empresas nem sempre podem contratar a quantidade de funcionários que precisam, e muitas vezes um departamento inteiro é formado por uma única pessoa (ou muitas vezes, uma pessoa faz o papel de vários departamentos).

Por isso, com recursos tão limitados, cada contratação é importante e pode fazer diferença tanto para o bem quanto para o mal da empresa. Escolher o primeiro candidato que apareceu pedindo um salário baixo pode custar caro depois. Ele pode não dar conta do serviço e te obrigar a arcar com mais tempo para contratar outro funcionário e até com uma demissão.

CRM: por que implantar em sua pequena empresa?

"CRM"

A maioria dos fornecedores de software que se dizem CRM tem um problema: eles não explicam claramente as vantagens, a justificativa para se implantar um sistema desses na empresa. Como se esperassem que todos os clientes tivessem visto isso na facudade ou em um MBA, ou conhecido um sistema de CRM em outra empresa.

Isso é um problema maior ainda quando falamos de pequenas empresas. Tanto pela diversidade de produtos que se encaixam como CRM quanto pelo fato da maioria dos produtos ter sido pensado para empresas maiores, ou terem sido baseados nos sistemas que as empresas maiores usam. As empresas menores tem necessidades muito diferentes.

Tipos de vendedores (com exemplos)

Mesmo que não trabalhe com vendas, cada pessoa possui um estilo para vender. Conhecer os tipos de vendedor pode ajudá-lo a trabalhar melhor os seus próprios ponto fracos ou montar e coordenar uma equipe de vendas. Conheça alguns tipos clássicos de vendedores que você vai encontrar em força de vendas de várias empresas.

Vendedores e produtos complexos

"Complexidade"

Em muitos ramos, mas principalmente em tecnologia, vendedores precisam oferecer produtos que são extremamente complicados, até mesmo para alguns engenheiros. Ao terem o primeiro contato com o produto desses, a maioria dos vendedores se sente tão perdido quanto a sua vó tentando programar o home theater para fazer pizza.

Existem duas soluções geralmente utilizadas neste caso: contratar engenheiros como vendedores ou ter uma equipe de engenheiros para acompanhar os vendedores, conhecidos como engenheiros de pré-vendas.