Aumentando a Produtividade das Reuniões

Reuniões são notórias por reduzir a produtividade nas empresas. Quer algo melhor que reunir 12 de seus melhores funcionários, tomar 1 hora deles, quebrar suas agendas e só aproveitar 10 minutos para assuntos produtivos?

Ainda melhor são as reuniões recorrentes, aquela reuniões de planejamento toda segunda-feira à tarde, ou a reunião de vendas de quarta-feira… Não basta perder o tempo uma vez, perde-se já de forma programada.

Brainstorming não funciona

Brainstorming é uma das técnicas para geração de ideias mais usadas por empresas, atribuída a Alex Osborn, que teria descrito a técnica em seu livro Applied Imagination de 1953. Normalmente executada em grupo, consiste em gerar o maior número de ideias com um detalhe importante: ninguém pode julgar, criticar ou censurar uma ideia (incluindo as nossas). Esse fluxo livre de pensamentos acabaria então gerando algumas ideias boas que em condições gerais talvez acabariam nunca sendo ditas em voz alta se seu autor tivesse receio de que fosse criticado por ela. Brainstorming não é utilizado apenas por negócios que são conhecidos por viver de criatividade, como agências de publicidade, mas também por empresas de diversos ramos na hora de resolver algum problema que estão enfrentando.

E-mail e produtividade não precisam ser inimigos

"Caixa de e-mails"

A internet mudou nossa forma de trabalhar. Hoje muitas pessoas se queixam de perder muito tempo de seus dias enviando e recebendo e-mails, até o ponto em que algumas desistem de olhar tudo que chega em sua caixa de entrada.

Antes que inventem o cargo de Analista de Correio Eletrônico, você pode, com alguma disciplina, dar conta da enxurrada de e-mails que chegam em sua caixa de entrada, utilizando algumas ferramentas e dicas de produtividade.

Sistema online grátis para cadastro de clientes

Toda empresa precisa de clientes e, por consequência, precisa de alguma solução para cadastrar seus clientes. Mesmo que você ainda utilize arquivos físicos, com pastas de plástico e papel, um software para cadastro de contatos pode ser muito útil e simplificar seu dia a dia.

Divisão de tarefas na empresa sem enrolação

"Post-its"

Você não pode fazer tudo sozinho. Você não deve querer fazer tudo sozinho. Mas distribuir tarefas entre os colaboradores de sua empresa também é uma tarefa difícil de se fazer sozinho, e que se não for bem feita pode afetar sua produtividade ou deixar sua equipe insatisfeita. Aqui nós mostramos que você não precisa bancar o ditador, nem sortear as tarefas a serem realizadas e ainda contar com a ajuda de seus colegas para isso.