Pequenas empresas que deram certo: a história da Spanx

"Sara Blakely fundadora da Spanx"

É muito difícil transformar uma empresa que você abriu sozinho em uma empresa avaliada em bilhões de dólares. O obstáculo é maior ainda quando você nunca estudou negócios e administração, não gasta nem um centavo em publicidade e o único investimento são 5 mil dólares que vem de seu próprio bolso. Pois essa é a história da Spanx, empresa criada pela americana Sara Blakely.

Sara ainda trabalhava com vendas de máquinas de fax quando teve a ideia para seu produto. Sempre incomodada com as marcas que suas roupas de baixo faziam nas roupas que vestia, resolveu que precisava criar algo para resolver este problema, e pensou em uma meia-calça especial.

5 dicas para fidelização de clientes

"Atendimento"

Conseguir novos clientes é sempre mais caro que vender para alguém que já foi seu cliente, tanto pelo alto custo das campanhas de marketing quanto pela facilidade de acesso que você tem a esses clientes que já conhecem sua empresa e tem maior probabilidade de fechar um novo negócio com você. E é por isso que toda empresa deve dar muito valor à fidelização de seus clientes.

O principal ingrediente para fidelização é o mais óbvio: oferecer produtos e serviços de qualidade. Mas isso não é o suficiente. É preciso criar um verdadeiro relacionamento com seus clientes, tornar-se o nome que vem a mente deles quando precisam de alo que você pode atender. Veja abaixo dicas para melhorar seu relacionamento e fidelizar seus clientes.

3 mudanças para melhorar a qualidade de vida no trabalho em sua empresa

"Felicidade"

Existem empresas que investem na felicidade de seus funcionários. Elas instalam máquinas de sorvete, video-game. Alguns funcionários ganham notebooks ou até carros. Mas essas empresas são a exceção. A maioria das empresas não tem recursos para bancar o Papai Noel. Provavelmente a sua não tem.

Mas existem mudanças que você pode fazer em sua empresa para melhorar a vida deles, fazendo com que trabalhem mais motivados e gerando mais clientes felizes que vão gerar tanto lucro que você vai poder comprar uma máquina de sorvete. São mudanças baseadas no bom senso, mas que a maioria das empresas, acomodadas e acostumadas a fazer as coisas como sempre foram feitas, acabam perpetuando alguns fatores de infelicidade desnecessários no trabalho.

Lições de liderança do TED

Liderança é uma qualidade importante se você quer guiar sua empresa para seus objetivos. Liderança gera inspiração e por isso reunimos aqui alguns videos inspiradores do TED sobre liderança.

Como grandes líderes inspiram ação

Toda empresa sabe responder à pergunta “o que sua empresa faz?”, que são seus produtos e serviços. Muitas sabem até responder “como” fazem, que são seus diferenciais. Mas poucas empresas respondem “por que” o fazem, seu propósito, sua filosofia. E a teoria de Simon Sinek é de que líderes capazes de inspirar são os que começam sua empreitada por seu propósito.

Liderar baseado em propósito atrai funcionários que se identificam com seus valores, e por isso mais motivados. Atrai consumidores que se identificam com sua mensagem.