O que é um bom gestor de vendas?

"Gestor de vendas"

O gestor de vendas é o profissional que mantém organizado o processo de vendas, fica de olho na pipeline de oportunidades, acompanha o progresso de sua equipe e mantém os vendedores motivados. Tudo sempre considerando a estratégia da empresa.

Todos sabem que o principal trabalho do gestor de vendas é atingir um certo valor de faturamento. Mas não basta ser apenas um vendedor veterano ou o cara que manda nos outros representantes de vendas. Existem qualidades que diferenciam um bom gestor de vendas de um que sempre está culpando sua equipe por não atingir suas metas.

Monitorando a internet para saber o momento de vender

"Binóculo"

Vendas para empresas dependem muito do momento em que o vendedor faz esse contato. Se a empresa não está pensando no problema que seu produto resolve, ou se não reservou parte do orçamento para isso, a venda se torna muito mais difícil. É como se você estivesse nadando contra a corrente.

Como é inviável ter um espião dentro de cada empresa ouvindo e te repassando esse tipo de informação, o jeito é tentar usar os sinais externos que a empresa transmite para saber a hora de entrar em contato e fazer um pitch. E a internet é a ferramenta ideal para monitorar esses sinais.

Mentalidade de vendas e motivação

"Perspectiva e mentalidade"

Imagine que uma privada de sua casa entupiu e por algum motivo, você é o único que pode resolver o problema. Supondo que você seja como a maioria das pessoas, não deve achar essa uma tarefa muito agradável, mas não tem outra escolha. Nessa situação, a forma que você encara a tarefa faz a diferença no seu nível de satisfação durante a execução.

Você pode encarar desentupir a privada como algo que se não for feito vai transformar sua casa em um esgoto. Ou pode colocar na cabeça que precisa fazer isso para deixar sua casa em ordem, para que seja um lugar do qual você pode se orgulhar. O resultado no final é o mesmo, o trabalho realizado é o mesmo. Mas a escolha dessa perspectiva sobre a tarefa pode nos dar mais motivação e tornar o trabalho mais agradável.

Atendimento ao cliente como diferencial

"Bom atendimento"

O atendimento ruim ou pouco satisfatório é muito comum no relacionamento entre clientes e empresas no Brasil. Você nem precisa olhar para o número de reclamações no Procon ou no site ReclameAqui direcionadas para empresas de telecomunicações, varejo e bancos. Todo mundo tem uma história de atendimento ruim para contar.

Uma landing page não é um bom MVP

"Feedback"

MVP (sigla em inglês para “produto mínimo viável”) já se tornou um termo obrigatório no dicionário de quem acompanha o mundo das startups, e sonha em criar uma empresa inovadora. A ideia é simples: lançar uma versão do produto que tenha o mínimo de características para receber feedback do mercado. É uma forma de testar a temperatura das águas antes de colocar o corpo inteiro na banheira.