Tipos de vendedores (com exemplos)

Mesmo que não trabalhe com vendas, cada pessoa possui um estilo para vender. Conhecer os tipos de vendedor pode ajudá-lo a trabalhar melhor os seus próprios ponto fracos ou montar e coordenar uma equipe de vendas. Conheça alguns tipos clássicos de vendedores que você vai encontrar em força de vendas de várias empresas.

Vendedores e produtos complexos

"Complexidade"

Em muitos ramos, mas principalmente em tecnologia, vendedores precisam oferecer produtos que são extremamente complicados, até mesmo para alguns engenheiros. Ao terem o primeiro contato com o produto desses, a maioria dos vendedores se sente tão perdido quanto a sua vó tentando programar o home theater para fazer pizza.

Existem duas soluções geralmente utilizadas neste caso: contratar engenheiros como vendedores ou ter uma equipe de engenheiros para acompanhar os vendedores, conhecidos como engenheiros de pré-vendas.

Crie uma missão para sua empresa que importe de verdade

"Missão da empresa"

A missão da empresa é aquele pequeno texto que tenta traduzir o propósito da existência da empresa, dos valores e objetivos partilhados por aquele grupo de pessoas que se uniu sob um só CNPJ. A verdade é que se fossem sinceras, a maioria das empresas preencheria a missão com uma frase como “quero ganhar dinheiro”, mas como é uma lição de casa obrigatória para que se sintam empresas de verdade, acabam escrevendo umas três frases cheias de clichês, da empresa que quer prover o melhor serviço e ser líder no mercado.

O que é uma empresa objetiva?

"Objetivos"

Sempre falamos aqui da empresa objetiva, mas este não é exatamente um conceito que você vai encontrar em livros didáticos de administração. O próprio significado do termo é isso, objetivo: uma empresa que não perde tempo com enrolação, dá prioridade para tudo que possa lhe ajudar a entregar mais valor a seus clientes e colaboradores. A empresa objetiva sabe que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo e por isso precisa priorizar ações que ajudem a atender melhor seus clientes ou diminuir seus custos.

Esses valores se refletem em todas as áreas da empresa, desde a forma como contratam e tentam formar sua cultura, até o marketing e atendimento ao cliente. Para não tornar este artigo muito longo, vamos nos concentrar em como a empresa objetiva toma a decisão na hora de escolher um software.

A reclamação de 4 milhões de dólares

"Telefone"

Esta é a história real de como uma ligação de reclamação vinda de um cliente resultou em um contrato de 4 milhões para essa empresa. Ron Burley era o CEO de uma empresa que ele mesmo fundou, chamada Broadcast Software, que até hoje atua no ramo de software para estações de rádio. Na época em que a história se passou a empresa era pequena, com 16 funcionários, e Ron é o tipo de CEO que gosta de botar a mão na massa e se necessário conversa diretamente com seus clientes. Ele estava preocupado em fazer a empresa crescer, mas o estouro da primeira bolha da internet fez com que todos os possíveis investidores sumissem de vista.