CRM: por que implantar em sua pequena empresa?

"CRM"

A maioria dos fornecedores de software que se dizem CRM tem um problema: eles não explicam claramente as vantagens, a justificativa para se implantar um sistema desses na empresa. Como se esperassem que todos os clientes tivessem visto isso na facudade ou em um MBA, ou conhecido um sistema de CRM em outra empresa.

Isso é um problema maior ainda quando falamos de pequenas empresas. Tanto pela diversidade de produtos que se encaixam como CRM quanto pelo fato da maioria dos produtos ter sido pensado para empresas maiores, ou terem sido baseados nos sistemas que as empresas maiores usam. As empresas menores tem necessidades muito diferentes.

Tipos de vendedores (com exemplos)

Mesmo que não trabalhe com vendas, cada pessoa possui um estilo para vender. Conhecer os tipos de vendedor pode ajudá-lo a trabalhar melhor os seus próprios ponto fracos ou montar e coordenar uma equipe de vendas. Conheça alguns tipos clássicos de vendedores que você vai encontrar em força de vendas de várias empresas.

Vendedores e produtos complexos

"Complexidade"

Em muitos ramos, mas principalmente em tecnologia, vendedores precisam oferecer produtos que são extremamente complicados, até mesmo para alguns engenheiros. Ao terem o primeiro contato com o produto desses, a maioria dos vendedores se sente tão perdido quanto a sua vó tentando programar o home theater para fazer pizza.

Existem duas soluções geralmente utilizadas neste caso: contratar engenheiros como vendedores ou ter uma equipe de engenheiros para acompanhar os vendedores, conhecidos como engenheiros de pré-vendas.

Crie uma missão para sua empresa que importe de verdade

"Missão da empresa"

A missão da empresa é aquele pequeno texto que tenta traduzir o propósito da existência da empresa, dos valores e objetivos partilhados por aquele grupo de pessoas que se uniu sob um só CNPJ. A verdade é que se fossem sinceras, a maioria das empresas preencheria a missão com uma frase como “quero ganhar dinheiro”, mas como é uma lição de casa obrigatória para que se sintam empresas de verdade, acabam escrevendo umas três frases cheias de clichês, da empresa que quer prover o melhor serviço e ser líder no mercado.

O que é uma empresa objetiva?

"Objetivos"

Sempre falamos aqui da empresa objetiva, mas este não é exatamente um conceito que você vai encontrar em livros didáticos de administração. O próprio significado do termo é isso, objetivo: uma empresa que não perde tempo com enrolação, dá prioridade para tudo que possa lhe ajudar a entregar mais valor a seus clientes e colaboradores. A empresa objetiva sabe que não se pode fazer tudo ao mesmo tempo e por isso precisa priorizar ações que ajudem a atender melhor seus clientes ou diminuir seus custos.

Esses valores se refletem em todas as áreas da empresa, desde a forma como contratam e tentam formar sua cultura, até o marketing e atendimento ao cliente. Para não tornar este artigo muito longo, vamos nos concentrar em como a empresa objetiva toma a decisão na hora de escolher um software.