Pare de abusar do Excel em sua empresa

"Trabalhando com Excel"

Trabalhar com planilhas se tornou sinônimo de trabalhar em escritório. Mesmo que você não as use todo dia, basta olhar para os monitores de seus colegas que você vai encontrar alguém com o Excel aberto, em uma planilha cheia de dados e cores. É como os gerentes tem certeza que as pessoas estão trabalhando, quando a luz da tela emite esse padrão cheio de quadradinhos, com eventuais cores berrantes para enfatizar informações supostamente importantes.

O Excel não é exatamente o que as pessoas considerariam um software intuitivo e muitas precisam de treinamento para aprender a usá-lo. E por ser tão exigido em vagas de emprego, as pessoas fazem esses treinamentos. Isso criou uma base de usuários gigante para esse e outros produtos da Microsoft, o que dá sempre a impressão de que todo mundo que você conhece sabe usar essa ferramenta. De acordo com a própria Microsoft, existem hoje mais de 1,2 bilhões de usuários do Microsoft Office, ou seja, 1 a cada 7 pessoas do mundo usam Office.

Novo recurso: Multi-equipes

"Múltiplas equipes"

Criamos nosso sistema de CRM, o Arivo CRM, para atender equipes de diversos tamanhos. Desde a pesssoa que cuida sozinha de todos os dados de clientes à times com gerente que precisa controlar vários representantes comerciais. E isso tem funcionado muito bem para vários de nossos clientes, que podem controlar facilmente quem é o responsável por cada cliente e se todos da equipe podem acessar dados de todos os clientes para um atendimento em equipe ou se cada vendedor tem acesso apenas aos seus próprios contatos, para maior controle.

Como falar com clientes e descobrir se seu negócio é uma boa ideia

"Entrevista com clientes"

O primeiro passo logo após a concepção de uma nova ideia de negócio é tentar descobrir se é uma boa ideia, se é útil, se vai gerar um produto lucrativo. Com essa validação inicial, você pode investir mais tempo e dinheiro e tranformá-la em algo mais concreto. Essa pesquisa inicial tem um tom mais informal, visando aprender sobre o problema e sobre o mercado, por isso normalmente procuramos conversar com conhecidos, parentes ou falar diretamente com pessoas que tem o perfil de cliente, caso seja possível.

A forma mais comum de fazer essa pesquisa é sendo direto, apresentando rapidamente sua ideia e pedindo a opinião da outra pessoa. E muitas vezes isso vai resultar em pessoas elogiando sua ideia e até prometendo que vão comprar seu produto quando ele estiver pronto. Satisfeito com esse tipo de feedback você resolve investir na ideia.

Por que organizar seu processo de vendas em etapas?

Se seu produto precisa de mais tempo e vários contatos com o cliente para fechar um negócio, palavras como processo de vendas deveriam estar em seu vocabulário diário. Isso acontece para produtos mais complexos ou caros que exigem dos clientes mais cuidado no processo de decisão, ou clientes mais complexos, que possuem um processo de compra mais burocrático.

Muitas empresas que tem essa característica usam o processo de vendas “deixa a vida me levar”. Esse processo consiste em fazer o que vai aparecendo pela frente, o que o vendedor lembrar de fazer que o cliente tenha pedido. A venda acaba acontecendo porque iria acontecer de qualquer jeito e o vendedor simplesmente tenta ganhar o negócio pelo cansaço, só mantendo contato com o cliente o máximo de tempo possível para ver se o negócio é fechado. Isso é um sintoma de que não existe uma gestão de vendas e isso não é bom se você gostaria de melhorar suas vendas.

O truque para perder menos tempo com reuniões

"Reunião"

Reuniões são necessárias mas geram muito desperdício de tempo de todos os participantes. Não só o tempo que a reunião toma, mas pelo fato de que você precisa reservar um horário do seu dia para essa atividade e qualquer atividade que exija um pouco mais de foco vai ter o ritmo quebrado por esse compromisso.

Entender a dinâmica da próxima reunião ajudaria a saber o que os participantes precisam fazer antes dela acontecer e o que precisa ser evitado durante sua duração para evitar perda de tempo e energia. Uma forma de facilitar isso é classificando a reunião em um dos tipos básicos: seminário, reunião de discussão, sessão de brainstorm, acerto de ponteiros e trabalho em equipe.