Vendas e marketing: uma história de dois irmãos

"Vendas e marketing"

O sucesso de sua empresa depende de como você lida com os dois irmãos, marketing e vendas.

O marketing é o irmão mais barulhento. Ele precisa chamar a atenção para sua empresa, para que pessoas a conheçam e algumas delas se tornem seus clientes. Mas ele precisa pensar qual o tipo de pessoa que pode ser um bom cliente, e qual a forma mais eficiente de chegar até elas, porque ficar gritando no meio da rua só vai gerar um desperdício de tempo. Definir o tipo de cliente é o que o marketing chama de mercado-alvo e a forma como ele vai tentar chamar a atenção desses possíveis clientes é o que ele chama de canal.

As vantagens de um sócio programador

"Sócio programador"

O André Barro da Badabum, escreveu este post bem legal sobre Como criar uma startup sem desenvolvedor, em que analisa as possibilidades para quem tem esse problema (aprender a programar, arrumar um programador como sócio ou contratar uma agência). Ele conclui contando a experiência deles até escolherem a terceira opção, de contratar uma agência, e parece que estão bem satisfeitos com o resultado.

Este não é um tema muito comum neste blog, mas como desenvolvedor queria colaborar com a minha perspectiva. Vou falar um pouco sobre a opção de ter um programador como co-fundador de sua empresa e as vantagens e desvantagens de escolher esta forma de trabalho ao invés de contratar uma agência.

Por que sua empresa precisa de um funil de vendas/pipeline?

"Funil de vendas"

Você já deve ter lido ou ouvido alguém te recomendar a organizar melhor a área de vendas de sua empresa, se quiser aumentar seu faturamento. E por isso, você já deve ter ouvido falar de funil de vendas. Mas antes de investir seu tempo em tentar descobrir o que seria isso, você gostaria de saber se um funil de vendas pode realmente ser útil para seu caso e quais são as vantagens de usá-lo.

O funil de vendas é uma ferramenta muito útil para entender o setor de vendas de sua empresa. Mas esta ferramenta não é útil para qualquer tipo de empresa, na verdade isso depende de como funcionam as vendas normalmente, para o tipo de produto ou serviço que você comercializa. É por isso que você não vai ver uma baiana que vende acarajé na rua se preocupando em saber o que é um funil de vendas, mas talvez uma baiana empresária que venda acarajé para vários restaurantes precise ficar de olho em seu funil de vendas.

Novidade no Arivo CRM: catálogo de produtos

"Seus produtos"

Sua empresa sempre precisa de mais clientes, mas mais importante, sua empresa precisa de mais clientes fiéis, que passem anos recebendo seus bons serviços e produtos em troca de uma quantidade justa de dinheiro. E para fidelizar seus clientes, é importante conhecê-los, entender o histórico do relacionamento entre eles e sua empresa.

Nosso produto, o Arivo CRM, foi criado pensando nisto, para que você registre informações sobre cada clientes, sobre cada oportunidade de venda trabalhada, para que tenha esse histórico em mãos e possa melhorar seus negócios usando essas informações. Mas sentimos que estava faltando uma peça importante, que é saber exatamente o que cada cliente comprou. E por isso estamos lançando um novo recurso: agora você pode cadastrar e ter estatísticas sobre seu catálogo de produtos.

Startups e pequenas empresas

"Caminhos diferentes"

Se você acompanha publicações direcionadas a pequenas empresas deve ter notado uma tendência nos últimos anos: cada vez mais elas falam dessas tais startups. Mas quais são as diferenças entre startups e pequenas empresas e porque elas tem tanto espaço na mídia?

Como startup é um conceito muito novo, os jornalistas ainda tem muita liberdade na hora de usá-lo. Geralmente, empresas que usem tecnologia em seu modelo de negócio são consideradas startups. De preferência, inovadoras, mas nem sempre. Existem empresas que são bem parecidas com as que existem há séculos, em que a única diferença é vender pela internet, ou possuir uma aplicação para iPhone, e as revistas as chamam de startups.