Atendimento ao cliente como diferencial

"Bom atendimento"

O atendimento ruim ou pouco satisfatório é muito comum no relacionamento entre clientes e empresas no Brasil. Você nem precisa olhar para o número de reclamações no Procon ou no site ReclameAqui direcionadas para empresas de telecomunicações, varejo e bancos. Todo mundo tem uma história de atendimento ruim para contar.

Uma landing page não é um bom MVP

"Feedback"

MVP (sigla em inglês para “produto mínimo viável”) já se tornou um termo obrigatório no dicionário de quem acompanha o mundo das startups, e sonha em criar uma empresa inovadora. A ideia é simples: lançar uma versão do produto que tenha o mínimo de características para receber feedback do mercado. É uma forma de testar a temperatura das águas antes de colocar o corpo inteiro na banheira.

Como Google e LinkedIn estabelecem metas: o método OKR

"Prédio do Google"

Coordenar uma empresa formada por várias equipes não é uma tarefa fácil. Se esse trabalho não for bem feito você vai ter gente trabalhando em tarefas que trazem pouco valor para a empresa ou gente retardando o trabalho de membros de outras equipes, como um barco em que remadores remam em várias direções.

Além disso, com todas as distrações que aparecem no dia a dia, um indívduo dessa organização acaba se perdendo do rumo inicial que a empresa quer tomar, e passa a se focar no que é mais imediato. A soma da falta de foco de cada indivíduo faz com que a empresa sobreviva, mas não progrida.

Milk-shakes e inovação: usando Jobs-to-be-done para melhorar seus produtos

"Milk Shake"

Um conselho comum para quem quer aumentar as vendas ou melhorar seus produtos é: conheça melhor seus clientes. É um ótimo conselho e o primeiro impulso de quem o recebe é questionar seus clientes sobre o que eles querem do produto, como podem melhorá-lo. Levantar os dados que tem sobre seus clientes e tentar enxergar o perfil do cliente perfeito.

O problema de perguntar o que seus clientes querem é que muitas vezes seus clientes não sabem o que realmente querem. Como dizia Henry Ford, fundador da Ford, “se eu perguntasse para meus clientes o que eles queriam, eles diriam que querem cavalos mais rápidos”.

Equipe que trabalha demais é sinal de gestão ruim

"Hora extra"

Domingo de noite, sua família está em casa na frente da televisão com aquele sentimento chato de que o dia seguinte é segunda feira e todos precisam acordar cedo. Mas você está em uma situação muito pior. Você já acordou cedo no domingo, trabalhou o dia inteiro e está tentando terminar o que precisava fazer enquanto come os restos da pizza que você e seus colegas pediram para o almoço.

Esse cenário não é tão desanimador quando o trabalho normal ocorre em fins de semana, mas isso acabou se tornando muito comum também em empresas em que os funcionários trabalham (pelo menos) 40 horas durante o expediente normal durante a semana e precisam esticar a jornada para alguns finais de semana e feriados.