A técnica de negociação do 'sim, mas'

"Mão dupla"

Você já deve ter passado por uma situação assim. Você está em negociação com um possível cliente e já enviou para ele uma proposta de preço. É aí que o cliente pede algo a mais, que está fora da proposta. Muitas vezes é um desconto bem maior do que o que normalmente sua empresa oferece, mas também podem ser serviços adicionais, prazo de entrega menor. Normalmente ele te pede isso e complementa que precisa dessa condição atendida, senão não vai poder fechar com sua empresa.

Pensando no faturamento, e sabendo que sua margem de lucro permite, você pode acabar cedendo de imediato. Seu medo de perder o negócio o faz pensar que um pouco de lucro é melhor que nenhum. Mas isso enfraquece a percepção de valor do seu produto que seu cliente vai ter e ainda cria esse precedente para as próximas negociações com o mesmo cliente. Uma forma de amenizar essa percepção, na hora de ceder aos pedidos do cliente, é usar a técnica do “sim, mas”.

Vendas e marketing: uma história de dois irmãos

"Vendas e marketing"

O sucesso de sua empresa depende de como você lida com os dois irmãos, marketing e vendas.

O marketing é o irmão mais barulhento. Ele precisa chamar a atenção para sua empresa, para que pessoas a conheçam e algumas delas se tornem seus clientes. Mas ele precisa pensar qual o tipo de pessoa que pode ser um bom cliente, e qual a forma mais eficiente de chegar até elas, porque ficar gritando no meio da rua só vai gerar um desperdício de tempo. Definir o tipo de cliente é o que o marketing chama de mercado-alvo e a forma como ele vai tentar chamar a atenção desses possíveis clientes é o que ele chama de canal.

As vantagens de um sócio programador

"Sócio programador"

O André Barro da Badabum, escreveu este post bem legal sobre Como criar uma startup sem desenvolvedor, em que analisa as possibilidades para quem tem esse problema (aprender a programar, arrumar um programador como sócio ou contratar uma agência). Ele conclui contando a experiência deles até escolherem a terceira opção, de contratar uma agência, e parece que estão bem satisfeitos com o resultado.

Este não é um tema muito comum neste blog, mas como desenvolvedor queria colaborar com a minha perspectiva. Vou falar um pouco sobre a opção de ter um programador como co-fundador de sua empresa e as vantagens e desvantagens de escolher esta forma de trabalho ao invés de contratar uma agência.

Por que sua empresa precisa de um funil de vendas/pipeline?

"Funil de vendas"

Você já deve ter lido ou ouvido alguém te recomendar a organizar melhor a área de vendas de sua empresa, se quiser aumentar seu faturamento. E por isso, você já deve ter ouvido falar de funil de vendas. Mas antes de investir seu tempo em tentar descobrir o que seria isso, você gostaria de saber se um funil de vendas pode realmente ser útil para seu caso e quais são as vantagens de usá-lo.

O funil de vendas é uma ferramenta muito útil para entender o setor de vendas de sua empresa. Mas esta ferramenta não é útil para qualquer tipo de empresa, na verdade isso depende de como funcionam as vendas normalmente, para o tipo de produto ou serviço que você comercializa. É por isso que você não vai ver uma baiana que vende acarajé na rua se preocupando em saber o que é um funil de vendas, mas talvez uma baiana empresária que venda acarajé para vários restaurantes precise ficar de olho em seu funil de vendas.

Novidade no Arivo CRM: catálogo de produtos

"Seus produtos"

Sua empresa sempre precisa de mais clientes, mas mais importante, sua empresa precisa de mais clientes fiéis, que passem anos recebendo seus bons serviços e produtos em troca de uma quantidade justa de dinheiro. E para fidelizar seus clientes, é importante conhecê-los, entender o histórico do relacionamento entre eles e sua empresa.

Nosso produto, o Arivo CRM, foi criado pensando nisto, para que você registre informações sobre cada clientes, sobre cada oportunidade de venda trabalhada, para que tenha esse histórico em mãos e possa melhorar seus negócios usando essas informações. Mas sentimos que estava faltando uma peça importante, que é saber exatamente o que cada cliente comprou. E por isso estamos lançando um novo recurso: agora você pode cadastrar e ter estatísticas sobre seu catálogo de produtos.