Escritórios abertos são terríveis para produtividade

"Escritório aberto"

Na era das startups se popularizou a ideia de que um escritório aberto, em que todos tem acesso livre aos outros colegas, é a melhor forma de gerar inovação, graças a esse incentivo a colaboração proporcionado pelo layout do local de trabalho.

Para as empresas que acreditam nisso, o ideal de escritório são imóveis com uma área bem grande sem divisórias, mesas grandes com pessoas trabalhando lado a lado e próximas de equipes de outros setores. Tentam transformar a troca de ideias que surge na hora do cafézinho ou do almoço em algo que pode acontecer a qualquer momento durante o expediente.

Como sua empresa pode se diferenciar de concorrentes maiores e mais experientes

"Competição"

Os gurus de marketing dizem que você precisa saber qual é o diferencial de sua empresa. Com essa informação, você vai entender como enfrentar seus concorrentes. E conquistar clientes que dão valor para essas características que formam seu diferencial.

Mas se sua empresa está em um mercado com muitos concorrentes, que existem há muito mais tempo que você e têm muito mais recursos que você, encontrar um diferencial pode ser bem complicado. Você pode tentar ser o mais barato, um concorrente diminui o preço e seu diferencial já era. Você pode tentar ser o mais rápido, um concorrente pode investir mais dinheiro nisso e agora você é o segundo mais rápido e pouco depois pode perder essa posição.

O que é um bom gestor de vendas?

"Gestor de vendas"

O gestor de vendas é o profissional que mantém organizado o processo de vendas, fica de olho na pipeline de oportunidades, acompanha o progresso de sua equipe e mantém os vendedores motivados. Tudo sempre considerando a estratégia da empresa.

Todos sabem que o principal trabalho do gestor de vendas é atingir um certo valor de faturamento. Mas não basta ser apenas um vendedor veterano ou o cara que manda nos outros representantes de vendas. Existem qualidades que diferenciam um bom gestor de vendas de um que sempre está culpando sua equipe por não atingir suas metas.

Monitorando a internet para saber o momento de vender

"Binóculo"

Vendas para empresas dependem muito do momento em que o vendedor faz esse contato. Se a empresa não está pensando no problema que seu produto resolve, ou se não reservou parte do orçamento para isso, a venda se torna muito mais difícil. É como se você estivesse nadando contra a corrente.

Como é inviável ter um espião dentro de cada empresa ouvindo e te repassando esse tipo de informação, o jeito é tentar usar os sinais externos que a empresa transmite para saber a hora de entrar em contato e fazer um pitch. E a internet é a ferramenta ideal para monitorar esses sinais.

Mentalidade de vendas e motivação

"Perspectiva e mentalidade"

Imagine que uma privada de sua casa entupiu e por algum motivo, você é o único que pode resolver o problema. Supondo que você seja como a maioria das pessoas, não deve achar essa uma tarefa muito agradável, mas não tem outra escolha. Nessa situação, a forma que você encara a tarefa faz a diferença no seu nível de satisfação durante a execução.

Você pode encarar desentupir a privada como algo que se não for feito vai transformar sua casa em um esgoto. Ou pode colocar na cabeça que precisa fazer isso para deixar sua casa em ordem, para que seja um lugar do qual você pode se orgulhar. O resultado no final é o mesmo, o trabalho realizado é o mesmo. Mas a escolha dessa perspectiva sobre a tarefa pode nos dar mais motivação e tornar o trabalho mais agradável.