Por que organizar seu processo de vendas em etapas?

Se seu produto precisa de mais tempo e vários contatos com o cliente para fechar um negócio, palavras como processo de vendas deveriam estar em seu vocabulário diário. Isso acontece para produtos mais complexos ou caros que exigem dos clientes mais cuidado no processo de decisão, ou clientes mais complexos, que possuem um processo de compra mais burocrático.

Muitas empresas que tem essa característica usam o processo de vendas “deixa a vida me levar”. Esse processo consiste em fazer o que vai aparecendo pela frente, o que o vendedor lembrar de fazer que o cliente tenha pedido. A venda acaba acontecendo porque iria acontecer de qualquer jeito e o vendedor simplesmente tenta ganhar o negócio pelo cansaço, só mantendo contato com o cliente o máximo de tempo possível para ver se o negócio é fechado. Isso é um sintoma de que não existe uma gestão de vendas e isso não é bom se você gostaria de melhorar suas vendas.

O truque para perder menos tempo com reuniões

"Reunião"

Reuniões são necessárias mas geram muito desperdício de tempo de todos os participantes. Não só o tempo que a reunião toma, mas pelo fato de que você precisa reservar um horário do seu dia para essa atividade e qualquer atividade que exija um pouco mais de foco vai ter o ritmo quebrado por esse compromisso.

Entender a dinâmica da próxima reunião ajudaria a saber o que os participantes precisam fazer antes dela acontecer e o que precisa ser evitado durante sua duração para evitar perda de tempo e energia. Uma forma de facilitar isso é classificando a reunião em um dos tipos básicos: seminário, reunião de discussão, sessão de brainstorm, acerto de ponteiros e trabalho em equipe.

Novo recurso do Arivo CRM: registros personalizados

"Cachorro"

O Arivo CRM tem vários recursos para que você possa adequar o sistema à sua empresa, como por exemplo, permitir a criação de campos adicionais para contatos e oportunidades.

Com campos adicionais você pode acrescentar campos que não existiam no sistema, mas em alguns casos, você precisa guardar muito mais informações do que um campo permite, pois um campo guarda apenas uma informação por vez. Para isso criamos registros personalizados, que são registros formados de campos adicionais e que podem ser relacionados a contatos e oportunidades.

Como usar os dados de seus clientes para gerar mais lucro

"Anote os dados"

Coletar e registrar dados de clientes é uma tarefa desvalorizada, principalmente em empresas pequenas ou médias. Você não tem tempo para cuidar disso, precisa focar no que traz dinheiro para o caixa, para pagar as contas. Você pede do cliente os dados que precisa para emitir uma nota, dados do pedido e acabou. Nunca mais olha para esses dados, que para você só importavam no momento de fechar a venda.

Mas pensando assim você está perdendo a oportunidade de melhorar seu negócio e aumentar o dinheiro que entra no seu caixa. Sua empresa não precisa ser uma multinacional gigante para utilizar todo o potencial dos dados de seus clientes.

Você não devia mentir para seus clientes

"Mentiras e disfarces"

Participo de um grupo de Facebook sobre startups que costuma ser tranquilo. Em um dia normal nesse grupo, as pessoas postam vários links sobre o assunto ou pedem para que os outros respondam uma pesquisa de mercado.

Um dia apareceu um sujeito que entrou no grupo para protestar contra uma startup. Ele dizia que essa startup tiraria seu emprego e de todos os seus colegas que trabalham nesse ramo. Mas em um grupo sobre empresas inovadoras, ele fez um discurso claramente contra a inovação que destrói velhas indústrias, como acontece com as locadoras de video e lojas de CDs. Era óbvio que muitos participantes do grupo iriam se posicionar contra esse sujeito que protestava. Mas era um pouco óbvio demais.