Estudos indicam que extrovertidos não são os melhores vendedores

"Extrovertido"

Em seu último artigo para o Washington Post, Daniel Pink, autor de “Motivação 3.0”, reuniu dados científicos muito reveladores sobre a performance de vendas de vendedores considerados extrovertidos e introvertidos. Esses dados são como um caminhão atropelando a crença popular (incluindo a de muitos recrutadores) de que extroversão é uma característica importante em um vendedor.

Uma análise realizada por Murray Barrick, Michael Mount e Timothy Judge, baseada em 35 estudos envolvendo 3806 representantes de vendas, não encontrou uma correlação entre uma boa performance em vendas e uma personalidade extrovertida. Isso significa que, de acordo com esse estudo, ser extrovertido não é um fator determinante para ser um bom vendedor.

Crie propostas comerciais mais inteligentes

"Escrevendo propostas comerciais"

Documentos de proposta comercial tem como objetivo formalizar o conteúdo do negócio que está para se firmar entre as duas partes. É o penúltimo passo da venda, que coloca no papel o que está sendo comprado, foi discutido e negociado e agora tem um preço definido. É em cima desse documento que podem ser discutidas mudanças de escopo do projeto, negociação do preço ou prazo. É este o último documento que o cliente lê antes de decidir se quer ou não fechar um negócio.

Porém, o que era para ser um documento conciso e objetivo é muitas vezes transformado em um gerador de perda de tempo e aborrecimento. O fornecedor, com medo de deixar alguma informação de fora, acaba copiando e colando um bolo de informações desnecessárias para esta etapa do negócio. O cliente tem mais trabalho para encontrar as informações mais importantes e acaba tendo que ler parágrafos de texto que não acrescentam nada, com receio de haver algum detalhe importante.

Como fazer apresentações em slides estupidamente melhores

"Apresentacao"

Todos precisamos, de vez em quando, fazer uma apresentação em PowerPoint, seja para uma reunião de vendas para tentar convencer o cliente de que seu produto é o melhor, ou um treinamento para sua equipe de vendas.

Mas a forma como são feitas esses tipos de apresentações costuma ser muito pouco eficiente, deixando platéias entediadas achando que poderiam ter aproveitado melhor esse tempo e apresentadores frustrados por não atingir seu público da forma que gostariam. É o que os consultores de negócio chamam de “morte por PowerPoint”.

Pequenas empresas que deram certo: a história da Spanx

"Sara Blakely fundadora da Spanx"

É muito difícil transformar uma empresa que você abriu sozinho em uma empresa avaliada em bilhões de dólares. O obstáculo é maior ainda quando você nunca estudou negócios e administração, não gasta nem um centavo em publicidade e o único investimento são 5 mil dólares que vem de seu próprio bolso. Pois essa é a história da Spanx, empresa criada pela americana Sara Blakely.

Sara ainda trabalhava com vendas de máquinas de fax quando teve a ideia para seu produto. Sempre incomodada com as marcas que suas roupas de baixo faziam nas roupas que vestia, resolveu que precisava criar algo para resolver este problema, e pensou em uma meia-calça especial.

5 dicas para fidelização de clientes

"Atendimento"

Conseguir novos clientes é sempre mais caro que vender para alguém que já foi seu cliente, tanto pelo alto custo das campanhas de marketing quanto pela facilidade de acesso que você tem a esses clientes que já conhecem sua empresa e tem maior probabilidade de fechar um novo negócio com você. E é por isso que toda empresa deve dar muito valor à fidelização de seus clientes.

O principal ingrediente para fidelização é o mais óbvio: oferecer produtos e serviços de qualidade. Mas isso não é o suficiente. É preciso criar um verdadeiro relacionamento com seus clientes, tornar-se o nome que vem a mente deles quando precisam de alo que você pode atender. Veja abaixo dicas para melhorar seu relacionamento e fidelizar seus clientes.