Por que sua empresa precisa de um funil de vendas/pipeline?

"Funil de vendas"

Você já deve ter lido ou ouvido alguém te recomendar a organizar melhor a área de vendas de sua empresa, se quiser aumentar seu faturamento. E por isso, você já deve ter ouvido falar de funil de vendas. Mas antes de investir seu tempo em tentar descobrir o que seria isso, você gostaria de saber se um funil de vendas pode realmente ser útil para seu caso e quais são as vantagens de usá-lo.

O funil de vendas é uma ferramenta muito útil para entender o setor de vendas de sua empresa. Mas esta ferramenta não é útil para qualquer tipo de empresa, na verdade isso depende de como funcionam as vendas normalmente, para o tipo de produto ou serviço que você comercializa. É por isso que você não vai ver uma baiana que vende acarajé na rua se preocupando em saber o que é um funil de vendas, mas talvez uma baiana empresária que venda acarajé para vários restaurantes precise ficar de olho em seu funil de vendas.

Novidade no Arivo CRM: catálogo de produtos

"Seus produtos"

Sua empresa sempre precisa de mais clientes, mas mais importante, sua empresa precisa de mais clientes fiéis, que passem anos recebendo seus bons serviços e produtos em troca de uma quantidade justa de dinheiro. E para fidelizar seus clientes, é importante conhecê-los, entender o histórico do relacionamento entre eles e sua empresa.

Nosso produto, o Arivo CRM, foi criado pensando nisto, para que você registre informações sobre cada clientes, sobre cada oportunidade de venda trabalhada, para que tenha esse histórico em mãos e possa melhorar seus negócios usando essas informações. Mas sentimos que estava faltando uma peça importante, que é saber exatamente o que cada cliente comprou. E por isso estamos lançando um novo recurso: agora você pode cadastrar e ter estatísticas sobre seu catálogo de produtos.

Startups e pequenas empresas

"Caminhos diferentes"

Se você acompanha publicações direcionadas a pequenas empresas deve ter notado uma tendência nos últimos anos: cada vez mais elas falam dessas tais startups. Mas quais são as diferenças entre startups e pequenas empresas e porque elas tem tanto espaço na mídia?

Como startup é um conceito muito novo, os jornalistas ainda tem muita liberdade na hora de usá-lo. Geralmente, empresas que usem tecnologia em seu modelo de negócio são consideradas startups. De preferência, inovadoras, mas nem sempre. Existem empresas que são bem parecidas com as que existem há séculos, em que a única diferença é vender pela internet, ou possuir uma aplicação para iPhone, e as revistas as chamam de startups.

O que seus clientes pedem VS o que seus clientes precisam

"Arivo CRM"

Um cliente entra em contato com sua empresa, e tira suas dúvidas a respeito de seus produtos e serviços. Tudo vai bem, com seu vendedor respondendo as perguntas do cliente sobre características do produto. Até que ele pergunta sobre algo que seu produto não tem ou sua empresa não oferece. Nessas horas um vendedor mais inexperiente pode gaguejar um pouco, porque tudo estava indo tão bem. Nós sentimos que estamos desapontando o cliente ao dizer que nosso produto não tem algo que ele questionou.

Depois de terminado esse atendimento, o vendedor pode ficar com esse momento mais fraco da interação na cabeça. “Poxa, se nosso produto viesse na cor vermelha como o cliente queria eu fecharia essa venda facilmente.” é algo que pode passar pela sua cabeça. Na melhor das intenções ele vai sugerir que a empresa comece a atender tudo que não atendia aos questionamentos do cliente.

Tipos de pessoas de empresas grandes que o pequeno empresário não precisa aturar

"cadê o relatório, maluco?"

Se você trabalha ou comanda uma pequena empresa deve se perguntar às vezes se não seria melhor ter investido sua carreira em uma grande empresa. Você deve conhecer algum amigo ou parente que seguiu essa rota e está comprando um carro novo, e indo viajar para a Europa pela segunda vez este ano. Talvez você tenha saído de uma grande empresa para a empresa atual e ainda não tem certeza se fez a melhor escolha.

Mas deve existir um lado bom de trabalhar em uma pequena empresa, não? Existem vários, mas para mim o principal é não ter que conviver com alguns tipos de pessoas que só devem existir nesses escritórios grandes com baias e telefones tocando o tempo todo. O tipo de pessoa que você pode até encontrar em uma pequena empresa mas caso encontre você tem aquela impressão de ter visto um pinguim no deserto do Saara. Dançando lepo-lepo. Comendo yakissoba.